Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) já concluíram a repavimentação da Estrada dos Casais, que esteve condicionada desde o passado mês de outubro, no âmbito da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água e construção do sistema de saneamento em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem. Os SMAS de Sintra deram, assim, mais um passo para a conclusão da obra que representa um investimento de 1 milhão e 600 mil euros, numa intervenção que vai beneficiar cerca de 900 habitantes.
A empreitada contempla a execução de uma rede de coletores com cerca de 4,5 quilómetros, abrangendo, ainda, a remodelação da rede de abastecimento de água. Já concluída está a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Cabrela, no valor de 660 mil euros, que complementa a rede de saneamento em construção. Situada a sul das povoações de Silva, Faião e Cabrela e a norte de Casais de Cabrela, a nova estação de tratamento ocupa uma área de 2545 metros quadrados. Adotando uma solução de tratamento por biomassa em suspensão, por lamas ativadas em vala de oxidação, as águas residuais tratadas serão encaminhadas para um afluente da ribeira de Cabrela, através da construção de um coletor de ligação da ETAR à linha de água.
Estas intervenções integram um projeto mais vasto que incluiu a construção das redes de Godigana e Carne Assada, um investimento de 1 milhão e 728 mil euros, que beneficiou cerca de 450 habitantes. A rede de drenagem é constituída por duas bacias, incluindo a rede de coletores, uma estação elevatória de águas residuais em Casais de Cabrela (também já executada) e as ETAR de Godigana e Cabrela. A ETAR de Godigana está em atividade desde 2019 e representou um investimento na ordem dos 400 mil euros.