Em Casal de Cambra, durante este fim de semana, o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos conquistou mais uns quantos entusiastas, após uma ação de divulgação e sensibilização por parte dos SMAS de Sintra. A iniciativa decorreu no Parque Urbano 25 de Abril de 1974, ainda no âmbito de animação de Carnaval promovida pela Junta de Freguesia de Casal de Cambra.

À semelhança do que tem acontecido em vários pontos do concelho, os SMAS de Sintra estão a fomentar a adesão ao sistema de recolha seletiva de biorresíduos, que já está implementado em todo o concelho de Sintra, desde outubro do ano passado, antecipando o que será obrigatório em todo o país a partir do início do próximo ano. Recorde-se que, para além dos benefícios ambientais da adesão (desvio de encaminhamento dos biorresíduos de aterro e a sua valorização para a produção de energia ou de composto para a fertilização dos solos agrícolas), os aderentes ao sistema contam com um desconto de 1€, por cada 30 dias, definido no tarifário dos serviços de água e resíduos para 2023 dos SMAS de Sintra.

A adesão ao sistema pode ser efetuada no site dos SMAS de Sintra, através do preenchimento do formulário disponível em https://www.smas-sintra.pt/adesao-a-recolha-seletiva-de-biorresiduos/, assim como nos balcões de atendimento localizados na Portela de Sintra (sede), Queluz, Agualva-Cacém e da Loja do Cidadão do Cacém.

Para concretizar a separação dos restos alimentares, tanto crus como os cozinhados, os SMAS de Sintra disponibilizam um pequeno balde (de sete litros) e sacos verdes. Os resíduos orgânicos deverão ser colocados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão depositados nos contentores de resíduos indiferenciados. Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o tratamento dos resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra, os sacos verdes são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valorização, para produção de composto orgânico ou de energia.

No próximo fim de semana, entre 3 e 5 de março, os SMAS de Sintra vão continuar a fomentar a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, desta vez no âmbito da 7.ª edição do Festival do Chocolate, que vai ter lugar no Largo da República, em Agualva, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra.

Atualizado a 13/03/2023