Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão promover esta sexta-feira, dia 22 de novembro, entre as 15h00 e as 17h00, a palestra “Combate ao Desperdício Alimentar, Alimentação Saudável e Sustentável”, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) que decorre até domingo (entre 16 e 24 de novembro). A palestra, que vai decorrer no auditório dos SMAS de Sintra, insere-se na temática da campanha europeia que, este ano, tem como mote “O Desperdício Alimentar não tem Paladar” e que visa sensibilizar para o combate ao desperdício alimentar, promovendo práticas sustentáveis na confeção da alimentação, evidenciando, ainda, os impactes sociais, ambientais e económicos que resultam da perda de alimentos.

O evento encerra um conjunto de atividades que decorreram ao longo da corrente semana, numa parceria dos SMAS de Sintra com a Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV)-Escola de Hotelaria de Colares, que incluíram o almoço buffet “Desperdício Zero”, com receitas elaboradas por alunos dos cursos de Cozinha e Restaurante/Bar (que teve lugar no MAR-Museu da Água e Resíduos); workshops com aproveitamento de desperdícios alimentares que deram origem à confeção de sopas e risotos, bebidas sem álcool e pastelaria; e exposição de cartazes de sensibilização para a redução de desperdício na restauração.

A abertura da palestra vai estar a cargo do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, com apresentação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que permite a valorização de restos alimentares, desviando esses resíduos do seu encaminhamento para aterro e para a produção de energia. ”Os desperdícios alimentares e elaboração de menus” e “Novas tendências de pastelaria saudável” são os temas a abordar pelos formadores da EPAV, respetivamente, Frederico Graciano e Jerónimo Silva.

“Monitorização do desperdício alimentar nos refeitórios” será, por sua vez, o título da intervenção de Graça Sobral, coordenadora do Departamento de Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas Agualva-Mira Sintra, que vai apresentar as conclusões de um estudo sobre o desperdício alimentar nos refeitórios da Escola Básica Dom Domingos Jardo e na Escola Secundária Matias Aires. Para encerrar as intervenções, a nutricionista Raquel Ferreira, coordenadora do Núcleo de Educação e Qualidade Alimentar da Câmara de Sintra, vai desvendar o Projeto “Sintra Cresce Saudável” que pretende promover a saúde na mesa, a atividade física e o adequado ambiente alimentar escolar.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, para além de sensibilizar para uma questão problemática, pretende alertar para os impactes ambientais do desperdício alimentar, em termos de consumo de água, utilização de solos agrícolas e uso de fertilizantes. Ao desperdiçar alimentos, estamos também a desperdiçar todos os recursos utilizados na sua produção. Ao nível de emissões de gases de efeitos de estufa, os resíduos alimentares provocam, durante a sua decomposição em aterro, a libertação de gases nocivos como metano, contribuindo para o agravamento do aquecimento global. Para combater o desperdício, numa escala local, não deixe de seguir alguns conselhos muito simples: prefira produtos locais, prefira produtos da época, aproveite sobras das refeições, conserve os alimentos em excesso e faça parte da biorreciclagem, ao aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Atualizado a 21/11/2024