O requalificado Parque das Merendas do Magoito já conta com novos contentores de recolha de resíduos urbanos, numa intervenção que se insere no projeto dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) de instalar contentorização enterrada nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral do concelho de Sintra. No Magoito, os SMAS de Sintra já tinham instalado novos equipamentos num outro ponto da Estrada de Santa Maria, junto à Rua do Pedregal de Cima, e na zona de estacionamento da praia.
Alvo de requalificação por parte da Câmara de Sintra, num investimento de cerca de 360 mil euros, o Parque das Merendas do Magoito conta com novo mobiliário urbano, composto por mesas, bancos, churrasqueiras e papeleiras, para além da definição de uma rede de caminhos pedonais e a implementação de uma área infantil. A intervenção municipal contemplou, ainda, a criação de um percurso pedonal de ligação à praia, com cerca de 1,5 km, para melhorar as condições de circulação pedonal de acesso à zona balnear.
Os novos contentores, que aumentam a capacidade de deposição, melhoram a acessibilidade e higiene e valorizam o ambiente, vão servir de apoio à fruição do parque das merendas, para além da sua utilização pela população que reside naquela área da Estrada de Santa Maria.
A instalação em curso nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral do concelho de Sintra, num total de 174 contentores, divididos por 50 pontos de deposição e um investimento estimado em 500 mil euros, insere-se na estratégia de renovação de equipamentos em áreas emblemáticas do concelho de Sintra ou que registem uma elevada produção de resíduos, ainda que sazonal, com o objetivo de aumentar a capacidade de deposição, reduzir o impacto visual no espaço público e uma otimização dos meios operacionais de recolha.
Além do Magoito, a renovação da contentorização está a ser concretizada, ainda, em várias localidades da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, da Freguesia de Colares e da União das Freguesias de Sintra, como a Praia das Maçãs, a Praia da Adraga, o Cabo da Roca, as Azenhas do Mar e São Julião. À semelhança do que sucedeu na Praia Grande, cuja renovação ocorreu em 2020, os equipamentos situados na frente marítima integram materiais mais duradouros, no sentido de melhor responder às condições atmosféricas da orla costeira.