Já arrancou mais uma edição do ENEG, Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento que, este ano, decorre em Gondomar, até à próxima quinta-feira, tendo como tema central “Um Grito pela Água!”. Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) voltam a ocupar um lugar de destaque no ENEG 2023, com um stand que evidencia as estratégias em curso ao nível do abastecimento de água e do saneamento, seja na melhoria da eficiência dos sistemas, com vista à redução das perdas de água, seja com o objetivo de incrementar o reaproveitamento da água residual tratada.
Promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), o ENEG assume-se como o principal fórum nacional do setor do abastecimento de água e saneamento e este ano assume, como tema central, “Um Grito pela Água!”. Além do debate em torno das questões que preocupam o setor, com uma intervenção inicial do subsecretário-geral das Nações Unidas, Jorge Moreira da Silva, o ENEG 2023 será palco de mesas redondas com a participação de especialistas convidados que abordarão diversas temáticas. “A eficiência dos sistemas – Um objetivo essencial para o setor e para o país” será um dos temas em destaque, numa mesa redonda (agendada para terça-feira, entre as 16h30 e as 18h00), que contará com a intervenção do Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.
“A telemetria nos grandes clientes-Uma década de experiência”, “Gestão e manutenção de marcos de incêndio nos SMAS de Sintra”, “Museu da Água e Resíduos” e “Telegestão e a segurança de instalações” são os temas apresentados por dirigentes e técnicos superiores dos SMAS de Sintra, no âmbito do espaço de comunicações do evento, que centrarão atenções na análise das questões prementes que dizem respeito ao setor.
A primeira comunicação (esta segunda-feira, dia 27, das 16h15 às 17h45) será, precisamente, a dedicada à telemetria, a cargo de Carlos Nunes, diretor do Departamento Comercial, que vai apresentar a experiência de uma década dos SMAS de Sintra na utilização deste mecanismo de medição de consumo em grandes clientes.
O ENEG 2023 conta, ainda, com uma exposição dos mais recentes equipamentos, produtos e serviços relacionados com o abastecimento de água e saneamento, para além da entrega dos Prémios APDA-Tubos de Ouro 2023 que, pela 11.ª vez, vão distinguir os melhores no âmbito do desenvolvimento sustentável, comunicação do valor da água, interação com o cliente e projeto de inovação e desenvolvimento da indústria.
Para fomentar a competitividade saudável entre as entidades gestoras, o ENEG 2023 será palco de mais uma edição do Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, o Pipe Contest (esta terça-feira, entre as 14h30 e as 18h00), uma iniciativa técnica com componente lúdica, tendo os SMAS de Sintra alcançado, em 2021, os 2.º e 5.º lugares na competição. Este ano, os SMAS de Sintra voltam a participar nesta iniciativa com duas equipas.