O Espaço SMAS da Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos) está a dinamizar, nos fins de semana ao longo do mês de outubro, a atividade “Flutuação”. A decorrer em qualquer horário em função da afluência ao espaço, durante o período de funcionamento (10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00), as atividades de sábado e domingo constituem uma excelente oportunidade de visita ao polo museológico gerido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), sendo possível ainda o contacto com vários módulos da área expositiva, alguns já renovados, a pensar na entrada em funcionamento, em 2024, do Museu da Água e Resíduos.
No decurso da atividade “Flutuação”, é explorada a interação de densidades entre a protagonista ‘água’ e variados objetos, num contexto que realça a importância destas propriedades físico-químicas na capacidade de flutuação das embarcações. Assumindo-se como indispensável à vida, a água é fundamental para o desenvolvimento socioeconómico, a preservação dos ecossistemas e a sobrevivência da espécie humana. A atividade “Flutuação” contempla um conjunto de experiências científicas, com exploração de diversos conceitos associados à temática, como a flutuação dos corpos em água, assim como a diferença de densidade entre água doce e água salgada.
As atividades realizadas no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra inserem-se no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, que definem a agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento social, económico e ambiental à escala planetária.
A atividade “Flutuação” sucede à que foi dinamizada no mês de setembro, denominada “Há Vida Escondida no Solo”. Destinada a toda a família, a iniciativa proporcionou a recolha de amostras do solo para observação, a par da identificação dos grupos mais comuns de invertebrados. Os visitantes foram convidados a explorar o espaço exterior à procura de organismos invertebrados, com o estudo do solo e o alerta para a importância do processo de decomposição do material orgânico e dos organismos que participam nessa missão.
Situado na Ribeira de Sintra, na antiga garagem dos elétricos de Sintra, o Espaço SMAS vai dar lugar, em 2024, ao Museu da Água e Resíduos, um polo museológico que se pretende afirmar como uma referência ao nível da Educação e Sensibilização Ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da preservação do ambiente. Sustentabilidade, Economia Circular e valorização de resíduos serão temáticas sempre presentes, assim como a divulgação das atribuições dos SMAS de Sintra (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos).
Espaço SMAS – Ribeira de Sintra
Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 9, Telefone: (+351) 219 247 730.
E-mail: reservas@smas-sintra.pt.