“Laboratório dos Pequenos Cientistas” é o desafio do futuro Museu da Água e Resíduos (Espaço SMAS da Ribeira de Sintra) para as atividades de fim de semana do mês de maio. Com sessões às 11h00 e as 15h30, os visitantes são convidados a realizarem uma experiência laboratorial colorida, envolvendo o dióxido de carbono e a reação química de polimerização (processo químico que resulta na formação de macromoléculas, os polímeros), com a criação de slime. Uma atividade em que os mais novos vão dar os seus primeiros passos na área da Química, mas que começa com uma introdução às regras de segurança no laboratório, seguindo-se duas experiências muito simples: através de reações coloridas, a produção de dióxido de carbono; e as reações de polimerização e a criação de slime.
Como habitualmente acontece com as atividades desenvolvidas no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, que a partir do final de junho irá assumir o estatuto de Museu da Água e Resíduos, o “Laboratório dos Pequenos Cientistas” insere-se no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, a agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento social, económico e ambiental à escala planetária.
Para além das atividades de fim de semana, os visitantes vão poder visualizar ainda a exposição de fotografia “De Patas Dadas com a Sustentabilidade”, que estará patente até 26 de maio. Esta exposição enquadra-se na campanha solidária desenvolvida pelo Município de Sintra que alia os princípios da sustentabilidade às preocupações em torno do bem-estar animal, apresentando o resultado da sensibilidade do olhar e da objetiva dos alunos do curso profissional de fotografia da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra (EPRP), que tiveram a oportunidade de realizar sessões fotográficas com os animais e os seus cuidadores do Sítio dos Animais de Sintra (Centro Oficial de Recolha de Animais do Município).
A exposição desvenda 36 das 54 fotografias que se apresentaram a concurso, que contou com a participação de 18 alunos da EPRP, que procuraram captar a essência da harmonia entre seres humanos, animais e meio ambiente e inspirar um mundo mais solidário, consciente e ambientalmente equilibrado. A par da exposição dos trabalhos fotográficos dos jovens, os visitantes do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra deparam-se, ainda, com uma mostra de artigos produzidos com têxteis pós-consumo reciclados, nomeadamente as camas oferecidas no âmbito da campanha solidária a quem adotar animais, uma feira de trocas de peças de vestuário e exposição de brinquedos/ produtos para animais produzidos através da reutilização de resíduos.
Com inauguração no final de junho, o Museu da Água e Resíduos pretende-se afirmar como um polo de referência ao nível da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da preservação do ambiente, para além de divulgação das atribuições dos SMAS de Sintra (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos).
Espaço SMAS – Ribeira de Sintra
Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 19
Telefone: (+351) 219 247 730.
E-mail: reservas@smas-sintra.pt
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (encerra à segunda-feira e feriados)