Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) apoiam a realização de mais uma edição do “Festival Aqui ao Lado”, que vai decorrer, entre 7 e 9 de julho, no Parque Urbano da Quinta das Flores, em Massamá. O evento vai proporcionar 34 horas de arte ao ar livre, com concertos, circo, teatro para infância, teatro de improviso, aulas abertas, DJ Sunset, street food, artesanato e muito mais. Os SMAS de Sintra vão contar com um espaço para divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.
Com entrada gratuita, o “Festival Aqui ao Lado”, em quinta edição, é produzido e organizado pela Narrativa Aleatória – Associação Cultural, em co-organização com a Câmara Municipal de Sintra e com o apoio da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, SMAS de Sintra e IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. Assumindo-se como um evento anual de cariz cultural e educacional, o certame assenta nos pilares da comunidade, difusão cultural e sustentabilidade e, segundo a organização, tem como principal objetivo “a criação de espaços que contribuam para a integração e bem-estar da população e para a mostra de obras artísticas nas mais diversas áreas”.
O tema do festival deste ano é a “Árvore”, pretendendo enfatizar a necessidade de respeitarmos a natureza.
Constituindo a marca de referência no desenvolvimento sustentável do concelho de Sintra, os SMAS de Sintra vão fomentar a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que está implementado em todo o concelho desde outubro de 2022, antecipando as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha no início de 2024.
Para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.
Os clientes que aderem ao sistema, que é totalmente gratuito, beneficiam de um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos, atribuído um mês após a adesão e que deverá ser renovado, de seis em seis meses, através do pedido de requisição de sacos, o que poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do número 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas instalações das juntas de freguesia.
Os SMAS de Sintra vão marcar presença ainda nas Festas da Vila de Casal de Cambra, que decorrem até domingo no Parque Urbano 25 de abril de 1974, com um espaço também dedicado à divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. Tasquinhas, divertimentos, artesanato e animação musical, a cargo de Isabelly no sábado e Bombocas no domingo, integram o programa dos festejos.