Se entre as resoluções de ano novo está a participação na “prova mais bonita do mundo”, saiba que estão a decorrer as inscrições para a Corrida Fim da Europa, entre Sintra e o Cabo da Roca, que vai ter lugar no próximo dia 29 de janeiro. Com um limite de participantes de 3.000 atletas, está já a decorrer a 3.ª fase das inscrições (https://registerandgo.net/?evento=916). À semelhança de anos anteriores, também em 2023, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão desafiar os participantes a tornarem esta competição, que se desenrola ao longo de 17 quilómetros, numa prova com reduzida pegada ecológica.

No último domingo de janeiro, regressa, assim, às estradas sinuosas da Serra de Sintra a 32.ª edição da Corrida Fim da Europa, num percurso delineado entre a Vila de Sintra e o ponto mais ocidental do continente europeu. Com partidas agendadas para as 10h00 e as 10h15 (para dividir os atletas devido às condições naturais do início da prova), os atletas dispõem de 2h30 para chegar ao local “onde a Terra se acaba e o Mar começa”, como imortalizou Luís de Camões.

Com um percurso classificado como sinuoso, desgastante e tecnicamente difícil, assumindo o estatuto de evento de atletismo de estrada, a Corrida Fim da Europa é também reconhecida pela beleza do respetivo traçado, sendo considerada uma das 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que enaltece as 500 mais emblemáticas provas a nível mundial.

Constituindo a responsabilidade ambiental uma das principais causas da prova, organizada pelo Município de Sintra, em colaboração com a empresa Podium Events, os SMAS de Sintra vão, mais uma vez, sensibilizar os participantes para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, em particular no domínio dos resíduos. Em destaque estará, ainda, a promoção da qualidade da água da rede pública, sob o mote “Beba água da torneira”.

Atualizado a 13/01/2023