Comissões Técnicas
Vários profissionais dos SMAS de Sintra integram Comissões Técnicas, grupos de trabalho ou de projetos em entidades, organismos e associações, procurando aprofundar a análise e o debate de temáticas ligadas às áreas de que se ocupam. Esta interação e junção de sinergias promove a difusão de conhecimentos, o intercâmbio de experiências entre os participantes, a organização de atividades formativas e informativas e o acompanhamento das atividades das associações e comissões técnicas, nacionais e internacionais, ligadas ao setor.
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Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas |
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Comissão Especializada de Sistemas de Informação
Âmbito da ComissãoEstabelecer a partilha de conhecimento no domínio dos Sistemas de Informação, com base na experiência obtida pelos seus membros no desenvolvimento das suas atividades profissionais e promover a sua difusão entre os associados, através da elaboração de documentos, organização de reuniões, colóquios, visitas de estudo ou outras atividades similares. O intercâmbio de experiências será vocacionado fundamentalmente para as áreas de Sistemas de Informação Geográfica, Sistemas de Telegestão e Sistemas de Modelação, podendo a sua abrangência, se tal se mostrar conveniente, e sempre que possível, ser alargada a qualquer outro tipo de sistemas de informação cuja utilização seja comum entre os associados da APDA.
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Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água
Âmbito da ComissãoA Comissão Especializada em Sistemas de Distribuição de Água – CESDA, tem por âmbito a análise e o debate de temas na área dos Sistemas de Distribuição de Água. O trabalho desenvolvido pela CESDA tem como base a partilha de conhecimento e experiência obtidos através a experiência profissional dos seus membros e a sua divulgação entre os associados.
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Comissão Especializada de Legislação e Economia
Âmbito da ComissãoDocumentos elaborados • Comunicação no colóquio “A distribuição de água, perspetivas atuais e futuras" – Empresas Municipais (1995) • Comunicação no Encontro "Legislação e Normalização na Distribuição de Água" - Implicações do Novo Regime de Licenciamento de Obras Particulares (1995) • Comunicação da Conferência “A Água, um Património Coletivo, um Direito dos Cidadãos” - Modelos de Gestão, Serviço Público, Defesa dos Direitos (1998) • Comunicação no ENEG 1999 - A Evolução Legislativa (Nacional e Europeia) do Sector (1999) • Comunicação no Encontro “Os Novos Modelos de Gestão e Exploração de Sistemas de Saneamento Básico - Balanço e Perspetivas” - Outros Modelos de Gestão. O Interesse e Viabilidade da sua Aplicação em Portugal (1999) • Comunicação no ENEG 2003 – Os Tarifários de Água em Portugal (2003) • Publicação “Abastecimento de Água em Portugal – O Mercado e os Preços” (2004) • Comunicação no ENEG 2005 – A Caracterização dos Serviços de Água - A Caminho da maturidade? (2005) • Publicação “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços” (2006) • Publicação “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços” (2008) • Comunicação no Encontro “Política Tarifária – Principais Desafios” - Legislação Aplicável (2008) • Comunicação no Encontro “Política Tarifária – Principais Desafios” - Tarifas de Água e Saneamento em Portugal (2008) • Publicação “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços” (2010) • Publicação “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços” (2012) • Publicação “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços” (2014) • Publicação “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços” (2016) • Publicação “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços” (2018)
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Comissão Especializada de Gestão de Clientes
Âmbito da ComissãoA satisfação dos consumidores e a sustentabilidade das entidades gestoras passam indubitavelmente pelas áreas que gerem o relacionamento direto com os Clientes, em atividades que vão desde a faturação, a cobrança, o atendimento e num sentido mais global, em todo o serviço e tecnologia que interaja diretamente com os consumidores. É, assim, fulcral que toda a gestão do relacionamento com o Cliente se faça com rigor e profissionalismo, procurando atingir ou superar as expectativas dos consumidores, não descurando todo o trabalho que vise a otimização de receitas, garantindo a sustentabilidade das Entidades Gestoras. Os objetivos principais da Comissão Especializada de Gestão de Clientes passam por duas grandes áreas: • Sustentabilidade das Entidades Gestoras Através de práticas que visem a otimização de receitas, em áreas como a de faturação, cobrança, leituras, deteção de ilícitos e gestão de serviços operacionais. • Satisfação do Cliente. Através do conhecimento e entendimento das expectativas dos nossos Clientes, da promoção de uma comunicação eficaz junto do consumidor e da resolução das suas reclamações. Para cumprir estes desígnios, os trabalhos desta comissão procuram: • Promover a partilha de experiências e de conhecimentos na área de gestão de clientes entre todos os seus membros • Difundir o conhecimento obtido junto dos associados da APDA e do setor da água e do saneamento em Portugal • Fomentar o diálogo com a entidade reguladora • Favorecer a interação do setor com outros intervenientes do setor das utilities
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Comissão Especializada de Gestão de Ativos
Âmbito da ComissãoContribuir para a implementação por parte das Entidades Gestoras dos Serviços de Abastecimento de Água, e Drenagem e Tratamento de Águas Residuais, de sistemas de Gestão de Ativos e Patrimonial de Infraestruturas, que permitirão apetrechá-las de novos instrumentos de planeamento e de apoio à decisão, que permitam aumentar a fiabilidade e sustentabilidade das infraestruturas e promover a satisfação dos seus clientes, assegurando um equilíbrio entre as dimensões de desempenho, risco e custo numa perspetiva ao longo de todo o ciclo de vida. Estabelecer a partilha de conhecimento no domínio da Gestão de Ativos, com base na experiência obtida pelos seus membros no desenvolvimento das suas atividades profissionais e promover a sua difusão entre os associados.
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Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental
Âmbito da ComissãoTem como base a partilha de conhecimento obtidos através da experiência profissional de todos os seus membros nas vertentes da Comunicação e Educação Ambiental, entre os associados da APDA e profissionais do setor. Esta partilha far-se-á sobretudo através da realização de diferentes ações, i.e. Papers, Organização de Seminários, Workshops, Colóquios, promoção a visitas de estudo identificadas com esta temática, ou outras atividades similares que se considerem pertinentes naquela que é o âmbito de atuação do CECEA e a sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades e dos territórios.
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Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas
Âmbito da ComissãoTem como principais objetivos: (i) sensibilizar a comunidade para a temática das alterações climáticas; e (ii) disponibilizar aos serviços de abastecimento de água e saneamento, bem como à comunidade em geral, informações e ferramentas expeditas que facilitem o processo de adaptação aos efeitos das alterações climáticas. Neste contexto, a CEAAC procura integrar-se em rede com associações internacionais que partilhem os mesmos objetivos; emite pareceres sobre a política de adaptação às alterações climáticas em Portugal; procede à divulgação de notícias da atualidade sobre o tema; e desenvolve / mantém atualizadas bases de dados de estudos técnico-científicos e de medidas de adaptação relevantes, bem como ferramentas de avaliação de vulnerabilidades em cenários de alterações climáticas.
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Comissão Especializada de Indicadores de Gestão
Âmbito da ComissãoContribuir para a utilização por parte das Entidades Gestoras dos Serviços de Abastecimento de Água e Drenagem e Tratamento de Águas Residuais, dos indicadores de desempenho como instrumento de apoio à decisão no incremento da Qualidade do Serviço e da Eficiência da Atividade.
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Comissão Técnica CT 116 - Medição do Escoamento de Água em Condutas Fechadas
Âmbito da ComissãoA Comissão Técnica de Normalização – CT 116, tem por âmbito formal a elaboração de Normas relativas à “Medição de Escoamento de Água em Condutas Fechadas”. Essas normas podem ser originalmente resultantes de iniciativa portuguesa, quer em consequência das necessidades sentidas pela própria CT 116, quer por mandato específico do IPQ. No entanto, mais recentemente, a atividade normativa tem incidido, sobretudo, na transposição para o estatuto de Norma Portuguesa, de normas exteriores, nomeadamente europeias (CEN) ou internacionais (ISO).
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Comissão Especializada de Economia Circular
Âmbito da Comissão...
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Núcleo de Jovens Profissionais da Água
Âmbito da ComissãoUnir os atuais e futuros jovens profissionais do setor de Águas através do networking e da partilha de conhecimento, fomentando a sua visibilidade, capacitação e integração profissional e contribuindo para a inovação e as boas práticas no setor. Ser uma referência a nível nacional e internacional na defesa e promoção dos interesses dos jovens profissionais do setor de Águas contribuindo para assegurar uma coesão intergeracional do setor e para potenciar práticas inovadoras e a sua sustentabilidade.
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Iniciativa Nacional para o Controlo de Afluências Indevidas – iAFLUI |
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iAFLUI
Âmbito do ProjetoO principal objetivo da iAFLUI consiste em apoiar, através de um projeto colaborativo, a implementação do PENSAAR2020 e das políticas públicas associadas ao POSEUR, que permite a capacitação das entidades participantes para a melhoria da eficiência dos seus sistemas de águas residuais.

Atualizado a 13/09/2021