O workshop de reutilização “T-shirt Velha=Saco Novo” é a proposta da Câmara Municipal de Sintra (CMS) e do Grupo Comunitário do Pendão para a tarde do próximo sábado (dia 26 de março), entre as 15h00 e as 18h00, numa iniciativa que vai decorrer no Espaço PEM-Pendão em Movimento (Praceta do Miradouro, Loja 1-3, Queluz) e conta com a participação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), através da dinamização do “Jogo do Ambiente”.
Dirigido a toda a comunidade, com participação gratuita, o evento insere-se no âmbito do Projeto Bairros Saudáveis, em desenvolvimento no Pendão e que envolve vários parceiros, que pretende dinamizar a comunidade local e, em particular, proporcionar oportunidades da população juvenil expressar o respetivo potencial e aproximar do mercado de trabalho.
O workshop visa sensibilizar a população para o impacto do vestuário no ambiente, conferindo uma vida nova a peças de vestuário sem condições de serem usadas, que assim poderão assumir uma nova forma e utilidade. Neste caso, uma t-shirt velha vai dar origem a um saco novo, evitando, por outro lado, a produção de mais resíduos, em particular de plástico, o material mais utilizado em sacos de compras.
O impacto da indústria do vestuário no ambiente está patente nos números divulgados pela organização não governamental WWF-World Wide Fund for Nature, que alerta que são produzidos anualmente 2,1 mil milhões de toneladas de resíduos, tendo o consumo global de roupa duplicado entre 2000 e 2014. Numa média global, cada pessoa compra 5 quilos de roupas por ano, mas na Europa e nos Estados Unidos o número chega aos 16 quilos.
Esta problemática motivou, aliás, que os SMAS de Sintra implementassem o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Máscaras, desenvolvido em parceria com a CMS e a To Be Green (Universidade do Minho), que, para além de responder ao descarte/poluição de máscaras de proteção, sejam cirúrgicas ou de tecido, vai contribuir para a definição da atuação municipal a desenvolver no âmbito da Estratégia de Intervenção na Gestão e Recolha Seletiva de Têxteis até 2025, no sentido da redução da deposição em aterro ou encaminhamento para incineração e aumento dos níveis de reciclagem.
Sensibilizar para temáticas como a poupança de água, a importância da correta separação dos resíduos e o combate à deposição ilegal, é, por seu turno, o objetivo do “Jogo do Ambiente” que vai ser dinamizado no Pendão. Destinado aos mais pequenos, este jogo visa, de uma forma lúdica e pedagógica, estimular a proteção da natureza, abordando as valências dos SMAS de Sintra, com perguntas relacionadas com o ciclo urbano da água e dos resíduos.
As inscrições para a iniciativa podem ser efetuadas através do e-mail grupocomunitariodopendao@gmail.com e no próprio Espaço PEM.