“Obras & Investimentos no sistema de abastecimento de água” foi o tema escolhido para o segundo webinar “SMAS de Sintra 75 anos”, que assinalou por antecipação, no passado dia 19 de março, o Dia Mundial da Água (22 de março). Uma temática com uma importância crescente em resultado do vultuoso investimento na melhoria do sistema de distribuição de água, que tem contribuído para que os SMAS de Sintra continuem na linha da frente da poupança de água, tendo registado, em 2020, um valor de água não faturada de 18,4%, o mais baixo de sempre.
Após o enquadramento do tema por Carlos Vieira (Diretor Delegado), o evento online contou com as intervenções de António Carlota (Chefe da Divisão de Projetos), Simão Martins (Chefe da Divisão de Águas de Abastecimento), Carlos Nunes (Diretor do Departamento Comercial) e Andreia Pires (Chefe da Divisão de Laboratório).
António Carlota destacou o montante do investimento em curso no sistema de abastecimento de água, que ascendeu a 13,3 milhões de euros nos últimos seis anos, a que se somam os 9,3 milhões de obras a decorrerem no terreno. Para os próximos anos, os investimentos programados, que foram inseridos na proposta do município para o Plano de Recuperação e Resiliência, totalizam cerca de 40 milhões de euros.
Com um volume médio diário de água de 70 mil m³/dia, para um universo de mais de 190 mil clientes, os SMAS de Sintra desenvolvem também uma ampla atividade de manutenção e conservação da rede de água, por administração direta, que foi apresentada por Simão Martins. Nesta área, a reparação de condutas/ramais e a construção de ramais são as atividades que ocupam mais recursos.
Para além de obras nas redes de abastecimento, os SMAS de Sintra estão a investir na renovação do parque de contadores, como elencou Carlos Nunes, que refletiu ainda sobre soluções inovadoras de medição do consumo de água, como a telemetria, um processo tecnológico que permite recolher, transmitir, processar e monitorizar dados produzidos a longa distância.
A qualidade da água distribuída pelos SMAS é garantida pelo Laboratório, criado em 1985, e que foi alargando as suas atribuições ao controlo de qualidade e análise dos parâmetros físico-químicos, sendo acreditado, atualmente, para 63 métodos analíticos. Entre a missão do Laboratório dos SMAS, realçou Andreia Pires, está a concretização do Programa de Controlo de Qualidade da Água, submetido anualmente à aprovação da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).
Assista à sessão gravada:
O próximo webinar “SMAS de Sintra 75 anos” está agendado para o dia 5 de maio, entre as 15h00 e as 17h00, e vai abordar “O investimento na expansão da rede de saneamento”. Também a 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, “Resíduos urbanos e boas práticas” é o tema de um evento online que será promovido pelos SMAS e Câmara Municipal de Sintra.