Inicialmente marcada para 22 de outubro e adiada devido ao mau tempo, a visita guiada à Anta de Agualva, inserida no Roteiro Bio-Cultural de Agualva e Mira Sintra, foi reagendada para o próximo dia 12 de novembro, a partir das 10h00. Promovido pela Câmara Municipal de Sintra, com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e da União das Freguesias, o Roteiro Bio-Cultural inclui ainda a dinamização de diversas atividades ambientais no Jardim da Anta, em Agualva, entre as 10h00 e as 16h00.
Com ponto de encontro na Casa das Marionetas de Sintra, situada no Jardim da Anta, o percurso será guiado por um técnico do Departamento de Cultura da autarquia sintrense e terá uma duração estimada de duas horas, centrando-se na biodiversidade e no património cultural existente no local, em particular a também conhecida por Anta do Carrascal, um monumento funerário megalítico de meados do 4.º Milénio a.C. (Período Neolítico).
Constituída por câmara poligonal e corredor curto, a Anta de Agualva foi descoberta e escavada nos finais do séc. XIX por Carlos Ribeiro, pioneiro da Arqueologia em Portugal, também responsável pela identificação das antas de Belas. A escavação desta sepultura permitiu identificar reduzido e remexido espólio, que se limitava a alguns fragmentos de vasos cerâmicos e a objetos de sílex, associados a ossos humanos pertencentes a, pelo menos, uma dezena de indivíduos.
Classificada como Monumento Nacional, desde Junho de 1910, o monumento megalítico é envolvido por uma mancha de carrascal, que integra a mata mediterrânia autóctone, localizando-se numa vertente suave, junto a uma pequena linha de água.
Limitada a 30 participantes, a visita guiada implica inscrição prévia AQUI
Destinada a toda a família, a iniciativa vai ser palco, ainda, da dinamização de jogos de cariz ambiental, como “10 coisas que podemos fazer pela Biodiversidade Urbana”, jogos tradicionais sustentáveis e atividades dinamizadas pelos SMAS de Sintra, para além de um workshop com o tema “Insetos”. Para encerrar, pelas 16h00, será apresentado o espetáculo “Teatro Dom Roberto”, pelos Valdevinos, que também requer inscrição prévia (reservas.casadamarioneta@gmail.com).
Permitindo contactar de perto com o património natural e histórico-cultural do concelho de Sintra, através de uma visita guiada e da promoção de atividades de natureza ambiental, os Roteiros Bio-Culturais estão a percorrer, ao longo do ano, as 11 freguesias/união das freguesias do concelho. Mais informações sobre este roteiro bio-cultural, poderão ser obtidas através do 925207115 ou do e-mail gsat.atividades@cm-sintra.pt.
Entretanto, a Câmara de Sintra já anunciou para 19 de novembro o reagendamento da visita guiada à Anta de Monte Abraão, que estava marcada para 29 de outubro e que também foi adiada devido às condições atmosféricas adversas. A Anta de Monte Abraão é um monumento funerário constituído por câmara poligonal e corredor, tendo aqui sido sepultados mais de sessenta indivíduos, acompanhados por significativo e abundante espólio. Rodeado de matos, sinónimo de abrigo, alimento e segurança para a extensa biodiversidade, o monumento é privilegiado pela sua localização e assume um grande valor patrimonial, histórico e ambiental.