Foi reagendada para o próximo sábado, dia 19 de novembro, a partir das 10h00, a visita guiada à Anta de Monte Abraão, inserida em mais um Roteiro Bio-Cultural, desta vez na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão. Inicialmente marcada para 29 de outubro e adiada devido a condições atmosféricas adversas, a iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Sintra e conta com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). O roteiro compreende um percurso pedestre, com visita guiada à Anta de Monte Abraão, com foco no património cultural e na biodiversidade ao longo da rota. Com ponto de encontro na Rua Ramada Curto, em Monte Abraão, o passeio pedestre apresenta dificuldade reduzida, com uma extensão aproximada de 3 km.

Classificada como Monumento Nacional, a Anta de Monte Abraão é um monumento funerário que se integra num conjunto de três sepulcros megalíticos, que abrange ainda a Anta da Pedra de Mouros e a da Estria. Constituída por uma câmara poligonal com 3,6 metros de diâmetro, e por um corredor, com 8 m de comprimento e 2 m de largura, as escavações ali realizadas permitiram recolher uma variedade de artefactos, como pontas de setas e até cerâmica, para além de placas de xisto e cilindros de calcário.

A atividade é gratuita, mas limitada a 30 participantes, sendo necessária inscrição prévia AQUI

Também inserido neste Roteiro Bio-Cultural, no passado dia 28 de outubro, a Escola EB 2,3 Ruy Belo, em Monte Abraão, foi palco de diversas atividades ambientais, como workshops em torno da biodiversidade e o papel de cada um de nós, no dia-a-dia, na proteção do ambiente. “SMAS e o Ambiente” foi o jogo apresentado pelos SMAS de Sintra, que abordou questões relativas à adoção das melhores práticas ambientais, nomeadamente a correta separação dos resíduos e em torno do ciclo urbano da água, a par do aprofundamento do conhecimento das atribuições dos SMAS de Sintra: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos.

Permitindo contactar de perto com o património natural e histórico-cultural do concelho de Sintra, através de uma visita guiada e da promoção de atividades de natureza ambiental, os Roteiros Bio-Culturais percorreram, ao longo do ano, as 11 freguesias/união das freguesias do concelho. Mais informações sobre este roteiro bio-cultural, poderão ser obtidas através do 925207115 ou do e-mail gsat.atividades@cm-sintra.pt.

Atualizado a 14/11/2022