Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a proceder à substituição de 95 contentores enterrados que se encontravam em mau estado de conservação, dada a sua antiguidade e por se encontrarem já obsoletos, substituindo-os por equipamentos de maior facilidade de manutenção, numa intervenção que tem lugar em vários pontos do concelho. O arranque dos trabalhos, que se dividem por 23 pontos de deposição, decorreu na Avenida Miguel Bombarda, junto à estação ferroviária de Sintra, seguindo-se agora diversas localizações em Agualva, Massamá, Mem Martins e Queluz.
Embora mantendo a capacidade de deposição, com equipamentos que variam entre 3 e 5 mil litros, os trabalhos contemplam a instalação de contentores molok em substituição dos enterrados existentes, aproveitando a mesma abertura no subsolo.
Após a intervenção em Sintra, os trabalhos vão prosseguir em Agualva, com a requalificação de pontos de deposição na Avenida dos Bons Amigos, Rua Afonso de Albuquerque e Praceta das Descobertas. Em Massamá, serão substituídos equipamentos na Rua da Milharada, Avenida Prof. Dr. Egas Moniz e Rua Dr. Contente Fernandes. Na freguesia de Algueirão-Mem Martins, os trabalhos vão decorrer na Estrada de Mem Martins e nas ruas do Zambujal, das Hortas de Fanares, de Cima de Fanares e da Azenha. Finalmente, em Queluz, serão contempladas as avenidas da República, José Elias Garcia, Rua Conde de Almeida Araújo, Largo Manuel da Costa e Largo do Palácio.
Esta intervenção enquadra-se na estratégia de reformulação da contentorização de recolha de resíduos que está em curso em todo o concelho e ascende, em termos globais, a um investimento dos SMAS de Sintra na ordem dos oito milhões de euros.