
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão adquirir um veículo limpa fossas de 19 toneladas, num investimento estimado em 275 mil euros, para dar resposta a este tipo de serviços na área do saneamento. Com uma frota de limpa fossas a rondar os 20 anos, com uma média superior a 320 mil quilómetros, esta aquisição revela-se essencial em função da contínua utilização destes veículos operacionais.
A nova viatura estará equipada com uma cisterna com capacidade total de 8.300 litros, com tanque de águas sujas de 8.000 litros e tanque de 300 litros para água limpa, com basculamento hidráulico para auxílio da descarga e/ou lavagem, para além de estar dotado de sistema de lavagem com alta pressão e de oito mangueiras flexíveis de sucção.
Perante a necessidade de dar resposta aos pedidos de limpeza de fossas no prazo máximo de 10 dias, assim como efetuar inúmeras outras intervenções na área do saneamento, os SMAS de Sintra têm investido, desde o final de 2023, na renovação da frota automóvel, com destaque para a aquisição de um veículo combinado limpa fossas/limpa coletores, de 19 toneladas, que representou um investimento de 325 mil euros.
Ainda em 2023, foi adquirida uma viatura de intervenção rápida, destinada à manutenção das redes de drenagem de águas residuais, no valor de 120 mil euros, que assegura a desobstrução e limpeza de coletores e, por outro lado, a aspiração das caixas de visita de saneamento. Um veículo que permite, em função da sua versatilidade, aceder com mais facilidade a ruas estreitas.
A frota operacional foi ainda reforçada, no último ano, com uma nova viatura de desobstrução de coletores, que funciona em regime de piquete, que veio substituir um veículo que já apresentava significativos problemas de operacionalidade. Representando um investimento de cerca de 100 mil euros, este veículo, tipo furgão, apresenta uma capacidade de água de 500 litros, com um caudal de trabalho de 72 litros/minuto, que se assume como essencial para dar resposta a uma atividade diária e regular, em que a utilização de meios mecânicos é fundamental ao bom desempenho da intervenção.