Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes no Festival Aqui ao Lado, a ter lugar, na próxima sexta-feira, sábado e domingo (17 a 19 de setembro), no Centro Lúdico de Massamá. A participação dos SMAS de Sintra vai contemplar a sensibilização para questões ambientais, nomeadamente na área dos resíduos, incentivando a deposição seletiva, incluindo os biorresíduos (resíduos alimentares), assim como a mudança de comportamentos em relação ao descarte na via pública de pontas de cigarro (beatas).

O incentivo à recolha seletiva de resíduos, nas suas diferentes valências (papel/cartão, vidro e plástico/metal), será uma das apostas do stand dos SMAS de Sintra. “Separe os seus resíduos. Faça disso um compromisso” é o desafio que será lançado ao público do festival. Oportunidade ainda para sensibilizar para a recolha gratuita de resíduos volumosos (“monos”) e “verdes”, que pode ser solicitada à respetiva junta de freguesia ou através da linha gratuita (800 210 020). Recorde-se que, recentemente, os SMAS de Sintra aumentaram de 5 para 10 unidades por mês a quantidade de “monos” recolhidos gratuitamente e de 1 para 5 m3 por semana por produtor a recolha de “verdes”.

A Operação “Sintra e os Biorresíduos”, relativa à recolha seletiva de resíduos alimentares, também estará em destaque, assim como o projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar – Ser melhor pelo Ambiente!” que continua a aceitar inscrições de munícipes que disponham de espaço (quinta, horta, jardim ou terraço com local em terra) para receber um compostor doméstico, com capacidade de 330 litros. Os SMAS de Sintra estão, também, a disponibilizar compostores comunitários, com capacidade de 1.000 litros, para condomínios e entidades privadas (empresas), escolares (estabelecimentos de ensino) e sociais (associações e organizações sociais ou comunitárias). O projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar – Ser melhor pelo Ambiente!” tem por objetivo sensibilizar para o aproveitamento dos restos de alimentos não cozinhados e da manutenção dos jardins e hortas, para a produção de um fertilizante rico em nutrientes (composto orgânico).

“Beatas de cigarro no chão, não!” é outro dos reptos dos SMAS de Sintra que, recorde-se, promovem o projeto “O que Cai ao Chão Cai ao Mar”, que alerta para os malefícios para o ambiente do abandono das pontas de cigarro na via pública. As beatas constituem um pequeno grande problema, já que, pela sua dimensão e leveza, acabam, muitas vezes, nas linhas de água, como ribeiras e rios, e muitas vezes no mar, provocando a sua contaminação e colocando em risco a vida marinha. Durante o festival, o público terá acesso a pequenos contentores para a deposição de beatas, sendo disponibilizados ainda um conjunto de beatómetros (cinzeiros de grande dimensão com visualização e métrica de capacidade, executados com desperdícios, tubagens e restos de outros materiais, resultantes de intervenções dos SMAS de Sintra).

 

 

Organizado pela Narrativa Aleatória-Associação Cultural, o Festival Aqui ao Lado vai para a sua 3.ª edição, assumindo-se como um palco para artistas de diferentes áreas, como música, teatro e dança. A temática do festival gira em torno da arte, da educação e da comunidade, sempre com uma preocupação ambiental. A entrada será gratuita, mas limitada a 125 pessoas em simultâneo no recinto, devido à situação pandémica. A iniciativa conta com o apoio institucional, além dos SMAS de Sintra, da Câmara Municipal de Sintra e da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

Atualizado a 15/09/2021