Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, entre hoje e domingo (dias 8 a 10), nas Festas de Nossa Senhora da Luz que vão decorrer em Aruil, em Almargem do Bispo. Em destaque, estará a divulgação da recolha seletiva de biorresíduos, sendo possível aderir ao sistema que, para além de benefícios ambientais (desvio de encaminhamento para aterro e valorização dos resíduos para produção de composto para uso agrícola ou produção de energia), confere um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos. No arranque dos festejos, na noite desta sexta-feira, os SMAS de Sintra vão dinamizar a atividade “Circuitos Elétricos”, especialmente dirigida aos mais pequenos, em que serão desvendadas algumas noções básicas de eletricidade, inclusivamente com a simulação de um curto circuito.
Os tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora da Luz vão decorrer no centro da localidade de Aruil, junto às instalações da Sociedade Recreativa e Desportiva Aruilense, e contam com a presença musical de Quim Barreiros (dia 8), Belito Campos (dia 9) e Kappa Jota (dia 10), sempre às 23h30. O cartaz das festas, na vertente religiosa, tem o ponto alto com a missa campal e procissão, na tarde de domingo, a partir das 15h30, para além de missa de abertura, esta sexta-feira, às 20h00.
Nas três noites de festa, entre as 21h00 e as 24h00, os SMAS de Sintra vão promover a sensibilização para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que está implementado em todo o concelho desde outubro de 2022, antecipando as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha a partir do início de 2024.
Recorde-se que, para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.
Os clientes que aderem ao sistema, que é totalmente gratuito, beneficiam de um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos, atribuído um mês após a adesão e que deverá ser renovado, de seis em seis meses, através do pedido de requisição de sacos, o que poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do número 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas instalações das juntas de freguesia.