Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão reforçar a sua resposta ao nível do atendimento aos clientes, com um novo espaço no Mercado de Queluz, inserido na futura Loja do Cidadão. A remodelação da nave superior do equipamento, a qual se encontra atualmente sem utilização, vai implicar um investimento da Câmara Municipal de Sintra (CMS) que ascende a cerca de 1 milhão e 47 mil euros. A adjudicação da empreitada de requalificação do espaço, com um prazo de 420 dias, foi aprovada, esta terça-feira (dia 19 de setembro), pelo executivo municipal sintrense.
O novo espaço SMAS vai ocupar 53 m2 da nave superior do mercado municipal, que conta com uma área bruta de 741 m2, que irá acolher, além da CMS, serviços da Administração Central, nomeadamente do Instituto da Segurança Social e do Instituto dos Registos e do Notariado. A Loja do Cidadão de Queluz terá uma capacidade para 42 postos de trabalho, incluindo a zona de atendimento (FrontOffice) e de retaguarda (BackOffice) das entidades, sendo dotada ainda de duas pequenas lojas.
Com a remodelação da nave superior do Mercado de Queluz, visando a instalação da Loja do Cidadão, a autarquia sintrense pretende, por um lado, dar resposta à necessidade de centralização de serviços públicos e, por outro, proceder à requalificação do equipamento municipal, que mantém o uso de mercado no piso térreo, já anteriormente remodelado.
Para melhor responder às necessidades do novo equipamento, o projeto contempla a ampliação do interior da nave superior, com a criação de uma zona para copa de apoio aos funcionários e uma antecâmara de acesso, uma construção totalmente nova, de carácter ligeiro, recorrendo a estruturas metálicas e elementos transparentes de vidro. A luminosidade natural será, ainda, uma das imagens de marca da futura Loja do Cidadão de Queluz.