Com uma frota automóvel muito envelhecida e a carecer de renovação no sentido de reduzir os custos de manutenção, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) investiram cerca de 225 mil euros na aquisição de 12 viaturas ligeiras, para substituição de veículos que já se encontravam inoperacionais. As novas viaturas vão ser afetas aos serviços técnicos e operacionais das diferentes áreas de atuação: abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos.

Através de concurso público, os SMAS de Sintra adquiriram três viaturas de passageiros 100% elétricas, num investimento de 47.580 euros; três veículos híbridos, no valor de 59.364 euros; três comerciais de três lugares tipo pequeno furgão, no montante de 53.440 euros, e três viaturas de passageiros 4×4, com um custo de 64.292 euros.

A frota dos SMAS de Sintra é composta por viaturas, em alguns casos, com mais de 20 anos, que apresentam um elevado desgaste e quilometragem, que se traduzem em constantes avarias e o consequente aumento dos custos de manutenção. Considerando as constantes solicitações de veículos para responder às atividades operacionais dos serviços, torna-se imperiosa a renovação da frota automóvel, no sentido de melhorar a eficiência do serviço prestado aos munícipes e as condições de trabalho dos funcionários, inserindo-se neste contexto a aquisição das 12 viaturas.

A renovação da frota tem privilegiado a vertente operacional e, no final de 2025, os SMAS de Sintra adquiriram três viaturas pesadas de 7.5 T, de cabine dupla de sete lugares, com contentor traseiro adaptado como oficina móvel específica para as equipas de piquete na área do abastecimento de água. As viaturas estão equipadas com um conjunto de módulos e bancas de trabalho, para acomodar ferramentas, dispondo ainda de espaço para gerador. A adaptação do contentor foi idealizada em conjunto com os funcionários, sendo executada com as especificações indicadas pelos próprios operacionais.

A aquisição das viaturas de piquete, com a retoma de igual número de veículos similares (com uma média de quilometragem na ordem dos 250 mil quilómetros), representou um investimento de 256.425 euros.

No domínio operacional, foram adquiridos ainda, pelo montante de 228.675 euros, três viaturas pesadas de cabine dupla com caixa aberta e toldo, destinadas às equipas de construção civil e que são essenciais para a deslocação das equipas para a execução de trabalhos no terreno. Os novos veículos estão equipados com plataforma traseira elevatória, para facilitar a carga e descarga de ferramentas e materiais, melhorando as condições de trabalho dos operacionais.

 

Atualizado a 11/02/2026