Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram, por administração direta (através de meios próprios dos serviços), várias intervenções na área da drenagem de águas residuais. Com seis equipas em permanência, nomeadamente em regime de piquete, os SMAS de Sintra realizaram diversos trabalhos, com destaque para os da Rua das Tulipas, na Serra das Minas (Freguesia de Rio de Mouro), que resultou de um colapso generalizado na rede de drenagem de águas residuais domésticas. Foram realizadas intervenções ainda em terreno contíguo à Rua Sá de Miranda, nas Mercês; em terreno contíguo à Rua José Antunes Santos, em Sintra; e na localidade de Anços, em Montelavar.
Na Rua das Tulipas, na Serra das Minas, foi necessário proceder à remodelação do coletor de águas residuais domésticas, já que o existente colapsou, o que obrigou a abertura de vala em maciço rochoso. Para o efeito, atendendo ao desvio do coletor, foi necessário recorrer a uma máquina giratória com martelo fornecida por um prestador externo.
A reparação de ramal doméstico de águas residuais foi realizada na Rua Sá de Miranda, nas Mercês, no caso de um imóvel que esteve devoluto mais de duas décadas, As condições de funcionamento do ramal doméstico foram repostas, com a instalação de nova tubagem PVC de diâmetro 140 mm em substituição da existente ainda em grés. A intervenção foi condicionada pelas infraestruturas no subsolo, como as redes de gás, abastecimento de água e telecomunicações e uma linha de água confinada em coletor de diâmetro 1000 mm, sendo dificultada ainda pela falta de cadastro do coletor doméstico existente e as tampas das caixas de visita se encontrarem tapadas com pavimento betuminoso.
Em Sintra, por seu turno, em terreno contíguo à Rua José Antunes Santos, foi realizada a desobstrução e reparação de coletor doméstico, de diâmetro 200 mm, na sequência de uma reclamação que dava conta da escorrência de águas residuais para a via pública. Para resolver esta situação, foi promovida ainda a limpeza e reparação de uma caixa de visita, que também se encontrava obstruída e danificada por uma pedra de grandes dimensões.
Os meios próprios dos SMAS de Sintra permitiram ainda a desobstrução de coletor doméstico na localidade de Anços, em Montelavar, na sequência da constatação de uma redução muito significativa do caudal afluente à estação elevatória de águas residuais. Após avaliação local, verificou-se que um dos três coletores domésticos afluentes se encontrava obstruído. A sua desobstrução foi realizada de forma manual, porque esse coletor está implantado, em grande parte da sua extensão, em terrenos agrícolas, impedido o recurso a viaturas. Também três tampas do coletor doméstico estavam tapadas com inertes e, no âmbito desta intervenção, foram alteadas para melhor acessibilidade em posteriores ocasiões.
Enquanto serviços essenciais, as equipas dos SMAS de Sintra asseguram, no domínio do sistema de saneamento, diversos trabalhos como a desobstrução de redes, a manutenção e limpeza de coletores, a inspeção vídeo de coletores com o objetivo de avaliar a integridade estrutural das redes e a limpeza de fossas sépticas, para além da reparação de infraestruturas (tampas e grelhas, câmaras de inspeção, ramais e coletores) e a execução de ramais de saneamento.