Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) prosseguem, por administração direta (através de meios próprios dos serviços), a realização de diversas intervenções na área da drenagem de águas residuais. Uma das principais intervenções decorreu na zona da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, na sequência do abatimento do pavimento betuminoso na Rua Cidade de Portimão. Após a abertura de vala, os serviços dos SMAS de Sintra detetaram que a tubagem em betão do coletor pluvial se encontrava colapsada, o que obrigou à sua substituição por tubagem de PVCC de diâmetro 400 mm, com os trabalhos a decorrerem numa profundidade média de 2,5 metros.
Ainda na área urbana do concelho, em São Marcos, a equipa de piquete dos SMAS de Sintra, com o apoio de uma empresa prestadora de serviço externo, procedeu à desobstrução e limpeza do coletor de drenagem de águas residuais domésticas implantado no talude da Rua Cidade de São Paulo em direção ao Caminho da Ponte, na sequência de diversas escorrências para terrenos contíguos. Através da limpeza do coletor, foi identificado que as diversas obstruções se deviam a um casaco de lã que provocou a acumulação de vários tipos de resíduos. A acumulação de detritos, como toalhitas, foi responsável também pela obstrução de um coletor doméstico na Estrada da Madre de Deus, na Ribeira de Sintra, o que obrigou à realização de uma intervenção de limpeza por parte da equipa de piquete.
Na Assafora (São João das Lampas), na Rua dos Pedreiros, foram realizados trabalhos de reparação do coletor doméstico, que apresentava significativas dificuldades de escoamento. Para o efeito, foi necessário proceder à abertura de vala, com uma profundidade de 3,6 metros, o que obrigou à utilização de painéis de entivação (para suporte das terras durante a escavação), no sentido de garantir a segurança dos trabalhadores.
Os meios internos dos SMAS de Sintra efetuaram ainda o prolongamento do coletor doméstico e ramal domiciliário no Largo dos Depósitos de Água, em Arneiro dos Marinheiros (São João das Lampas), com a instalação de tubagem em PVC de diâmetro 200 mm e uma caixa de visita, assim como uma caixa de ramal e tubagem para o ramal doméstico (125 mm). Também na Travessa do Norte, em Almargem do Bispo, procedeu-se à intervenção similar de prolongamento da rede de drenagem doméstica, na sequência de um pedido de instalação de um ramal domiciliário, tendo sido já acautelada a eventual ligação de mais imóveis e o ramal doméstico.
Enquanto serviços essenciais, neste caso na área do saneamento, as seis equipas em permanência dos SMAS de Sintra (inclusive em regime de piquete) efetuam diversos trabalhos como a desobstrução de redes, a manutenção e limpeza de coletores e a inspeção vídeo de coletores com o objetivo de avaliar a integridade estrutural dos sistemas, para além da limpeza de fossas sépticas, reparação de infraestruturas (tampas e grelhas, câmaras de inspeção, ramais e coletores) e a execução de ramais de saneamento.