Ministrados pela Delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a proporcionar cursos de “Socorrismo Pediátrico” aos funcionários da área da educação e sensibilização ambiental. As ações de formação destinam-se a funcionários dos SMAS de Sintra que, frequentemente, estejam em contacto com crianças e jovens em contexto escolar ou na atividade diária no MAR-Museu da Água e Resíduos.

Conhecer e estar habilitado a executar técnicas de socorrismo pediátrico que visem a estabilização de uma criança vítima de acidente ou doença súbita são os objetivos do curso que, com a duração de 15 horas, aborda diversas temáticas como o Suporte Básico de Vida Pediátrico com desfibrilhação automática externa e o que fazer em caso de hemorragias, feridas, queimaduras, intoxicações, mas também em situações de lesões na cabeça, pescoço ou dorso, ossos, músculos ou articulações.

Com um programa que desvenda ainda princípios básicos do socorrismo, a ação de formação vai permitir dar resposta a casos de lipotimia (perda de força muscular), epilepsia, diabetes, alterações gastrointestinais, hipertermia e outros efeitos de calor e frio. Através deste curso, os formandos estarão habilitados a estabilizar as vítimas até à chegada dos meios de emergência, destacados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM (via 112).

Atualizado a 06/11/2024