Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram, recentemente, a reparação de coletor de águas residuais domésticas na localidade da Abrunheira (União das Freguesias de Sintra), concretamente na Rua Humberto Delgado, nas imediações da Avenida Movimento das Forças Armadas e da Rua do Forno. Devido à profundidade dos trabalhos, cerca de cinco metros, foi necessário recorrer à utilização de painéis de entivação, mecanismos metálicos destinados a impedir desmoronamentos de terras e permitir a realização da intervenção em condições de segurança. As obras decorreram durante dois dias e foram dificultadas pela afluência indevida de águas pluviais ao sistema doméstico, para além das condições atmosféricas adversas.

As obras obrigaram ao corte parcial da via rodoviária e, para além dos recursos humanos dos SMAS de Sintra, foram mobilizadas uma máquina retroescavadora giratória e viaturas limpa-fossas, para desvio das águas residuais no local, assim como um veículo de limpeza de coletores, para remoção dos resíduos acumulados no interior do sistema de saneamento. A necessidade de intervenção, após algumas tentativas infrutíferas de desobstrução, resultou, precisamente, do colapso de parte do coletor, o que obrigou à sua reparação com tubagem de diâmetro 250 mm. O colapso do coletor só foi detetado na sequência de uma inspeção vídeo realizada a partir do interior da caixa de visita.

Devido à natureza dos trabalhos, assim como à profundidade em que decorreram, a intervenção na rede de saneamento foi acompanhada em permanência por um técnico do serviço de segurança no trabalho.

Também na Abrunheira, os SMAS de Sintra realizaram, igualmente através de administração direta (com recurso a meios próprios dos serviços), a remodelação de troço de coletor doméstico na Avenida dos Combatentes, com a substituição das tubagens em grés por PVC e a construção de ramais. A intervenção realizada neste troço da Estrada Nacional 249-2, entre a Rua da Cabine e a Rua Cerrado do Metro, abrangeu, ainda, a requalificação da rede de abastecimento de água, com a instalação de conduta em PVC, de diâmetro 110 mm, a remodelação dos ramais e a substituição das antigas travessias da estrada que ainda eram em fibrocimento. Foram instaladas ainda oito válvulas de seccionamento e substituídos outros acessórios, que vão permitir uma melhor gestão do sistema em caso de necessidade de interrupção do abastecimento.

A intervenção na rede de abastecimento de água deveu-se à necessidade de abastecer as habitações ali existentes com caudais adequados às atuais necessidades de consumo, assegurando um sistema mais fiável e minimizando a possibilidade de ocorrência de anomalias.

Atualizado a 16/01/2023