Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão promover no próximo sábado, dia 8 de junho, pelas 14h30, o roteiro “A Ribafria e o Ciclo da Água”, no âmbito da SintrAmbiente’24-Feira do Ambiente e da Sustentabilidade que decorre até domingo, na Quinta da Ribafria (Sintra). Guiados pelo historiador João Rodil, os participantes no roteiro vão ficar a conhecer histórias menos conhecidas da Quinta da Ribafria, uma das mais antigas de Sintra, construída no século XVI para morada da única família nobre inteiramente sintrense, os Ribafria.
Em particular destaque estará o ciclo da água na Quinta da Ribafria, que se divide por diferentes polos patrimoniais, como o tanque fronteiro ao palácio ou a cisterna, mas o percurso contempla, ainda, uma visita ao palácio, símbolo da arte renascentista e um dos expoentes da quinta, que deslumbra por todo o enquadramento, numa paisagem marcada por bosques e jardins, que fomentam a contemplação.
A participação no roteiro é gratuita e o ponto de encontro é junto à entrada principal da Quinta da Ribafria, com início às 14h30 e término cerca das 16h30 (limitado a 30 participantes, por ordem de chegada).
O roteiro “A Ribafria e o Ciclo da Água” insere-se na programação da SintrAmbiente’24-Feira do Ambiente e da Sustentabilidade, que está de regresso, desde quarta-feira e até domingo, ao cenário da Quinta da Ribafria, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Sintra e pelos SMAS de Sintra. Se os três primeiros dias são dedicados às escolas, o fim de semana está aberto à fruição de toda a família, entre as 14h00 e as 17h00.
No domingo, pelas 15h00, os SMAS de Sintra vão promover a ação de sensibilização “Compostagem da Avó Olinda”, em que, através de um quadro encenado pela simpática idosa e pelo seu “vizinho”, o público será sensibilizado para a importância da valorização dos resíduos orgânicos, que darão origem a um composto para utilização em hortas e jardins.
Em sexta edição, a SintrAmbiente vai contar com a presença de entidades relacionadas com a temática do ambiente e da sustentabilidade, através da dinamização de diversas atividades, como ateliês, jogos, peddy paper e espetáculos de música, dança e teatro.
Numa organização da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, a SintrAmbiente’24 conta com o apoio da Fundação CulturSintra, União das Freguesias de Sintra, Cercitop, Farol, FabLab e Escola Secundária de Santa Maria e a colaboração das seguintes entidades: ICNF/PNSC-Parque Natural Sintra Cascais, PSML-Parques de Sintra/Monte da Lua, Águas do Tejo Atlântico, Tratolixo, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Associação de Defesa do Património de Sintra, ABAAE-Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, Associação Escola de BTT de Rio de Mouro, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Abrunheira, Fundação Aga Khan, Movibloom Associação, Bombeiros Voluntários de Sintra, FSC-Forest Stewardship Council Portugal, ASPEA-Associação Portuguesa de Educação Ambiental, SPEA-Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Jardim-Escola João de Deus de Albarraque, Leroy Merlin, Cooperativa Coopérnico e ERP Novo Verde.