Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) realizaram um webinar de apresentação dos resultados do Projeto “Sintra+Verde&Azul”, uma iniciativa cofinanciada pelo Fundo Ambiental, no âmbito do eixo de financiamento sobre “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”. Acelerar a transição para uma economia circular, nomeadamente através da reutilização e reciclagem de resíduos têxteis, e promover o consumo da água da torneira são as áreas prioritárias deste projeto, que se enquadram nas atribuições dos SMAS de Sintra no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

Educar e sensibilizar para o consumo consciente, promover a reutilização e reciclagem de têxteis e implementar sistemas de recolha seletiva são os objetivos deste projeto ao nível dos resíduos, que compreenderam, entre outras práticas, o desenvolvimento de campanhas e ações educativas de incentivo à redução do consumo e à adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis. Nesta área, o destaque recaiu na promoção da reutilização e reciclagem de resíduos têxteis, assente no Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, que constitui uma parceria do Município de Sintra com a To Be Green (Spin-off da Universidade do Minho). Esta parceria pretende contribuir para a definição da estratégia a desenvolver a partir de janeiro de 2025, aquando da obrigatoriedade da implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos têxteis em todo o território nacional.

No âmbito deste projeto, que se encontra em fase de expansão a todo o concelho, são envolvidos 25300 alunos, 5200 funcionários da Câmara Municipal (CMS), SMAS de Sintra e juntas de freguesia e utentes de 24 instituições particulares de solidariedade social e do Banco de Recursos da CMS. Para além da recolha de resíduos têxteis para valorização, o projeto contempla uma loja social e uma aplicação móvel, que permite o acesso a vestuário em bom estado, através da acumulação de pontos pela entrega de outras peças de roupa.

O Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis compreendeu, ainda, a dinamização da campanha solidária “De Patas Dadas com a Sustentabilidade” que aliou os princípios da sustentabilidade às preocupações em torno do bem-estar animal. Esta campanha traduziu-se na oferta de camas para animais, produzidas através da valorização de têxteis, a quem adotar um amigo de quatro patas.

Através de uma abordagem emocional, a campanha procurou sensibilizar os munícipes para a importância de adotar comportamentos mais conscientes e solidários, com a valorização e reutilização de têxteis a traduzir-se na produção de camas, para presentear quem adote um amigo de quatro patas do Sítio dos Animais de Sintra. Por esta via, pretendeu-se, também, aumentar o número de adoções, no sentido de incrementar a quantidade de animais que encontram lares felizes e permanentes, assim como contribuir para combater o abandono animal.

Promover o consumo de água da torneira foi, ainda, um propósito do Projeto “Sintra+Verde&Azul” que pretendeu, assim, aumentar a confiança no consumo de água distribuída pela rede pública. Num país que é o terceiro a nível europeu com maior consumo de água engarrafada, os SMAS de Sintra continuam a garantir a qualidade da água da torneira e foram mesmo uma das entidades distinguidas com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano. Para promover a água da torneira, foram realizadas ações de educação e sensibilização ambiental, que envolveram cerca de 3500 crianças e jovens, assim como foram disponibilizados dispensadores de água em provas desportivas, o que abrangeu 7000 atletas, e distribuída água aromatizada.

Para além da promoção da qualidade da água da torneira, os SMAS de Sintra procuraram sensibilizar para a redução da produção de resíduos plásticos, resultantes do consumo de água engarrafada. A redução da produção de resíduos plásticos, seja aos seus funcionários ou no apoio a provas desportivas, compreendeu a distribuição de garrafas reutilizáveis (cerca de cinco mil). Também a educação e sensibilização ambiental foi privilegiada, com a apresentação do espetáculo “Doce Gotinha”, a dinamização das ações “Ciência com Água” e “Preservação do Recurso Água” e a exibição do vídeo sobre o Ciclo Urbano da Água.

O webinar contou com as intervenções do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, e do CEO da To Be Green, António Dinis Marques.

Atualizado a 19/11/2024