Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram, por administração direta (através de meios próprios dos serviços), a realização de diversas intervenções na área da drenagem de águas residuais, nomeadamente em Algueirão-Mem Martins, Casal de Cambra, Casal do Cotão e Carrascal. Enquanto serviços essenciais, as seis equipas em permanência dos SMAS de Sintra na área do saneamento, inclusive em regime de piquete, efetuam regularmente diversos trabalhos como a desobstrução de redes, a manutenção, limpeza e a inspeção vídeo de coletores com o objetivo de avaliar a integridade estrutural dos sistemas, para além da limpeza de fossas sépticas, reparação de infraestruturas (tampas e grelhas, câmaras de inspeção, ramais e coletores) e a execução de ramais de saneamento.
No Algueirão, devido a um abatimento no pavimento betuminoso na Estrada da Granja, foi necessário proceder à abertura de vala com vista à reparação de uma caixa de ligação do ramal. Já em Mem Martins, na Travessa das Queijadeiras, a intervenção realizada implicou mesmo a substituição de parte do coletor doméstico e alteração do respetivo traçado, uma vez que, após a vistoria à rede de águas residuais domésticas e realização de inspeção vídeo, foi detetado que o mesmo se encontrava danificado em diversos locais. Os trabalhos foram condicionados pela existência de outras redes de infraestruturas, nomeadamente do gás que se encontrava implantada por cima do coletor, com a necessidade da intervenção a decorrer de reclamações em função da afluência de águas residuais em caixas de visita de telecomunicações.
As mesmas condicionantes ocorreram na intervenção realizada na reparação do ramal doméstico da Avenida de Espanha, em Casal de Cambra, onde foi necessário também substituir a tubagem de diâmetro 160 mm. No Casal do Cotão, na Rua dos Moleiros, foi necessário proceder ao nivelamento de seis caixas de visita da rede pública de drenagem de águas residuais, que se encontravam cobertas com pavimento betuminoso. Esta situação originava uma obstrução no coletor doméstico, o que provocava descargas na linha de água afluente à Ribeira dos Ossos. No Carrascal, na Estrada Madredeus, os serviços técnicos dos SMAS de Sintra procederam à identificação e limpeza da rede de drenagem pluvial na sequência de reclamações de invasão de escorrências em propriedades particulares.