Para melhorar a eficiência do abastecimento de água à Tapada das Mercês, na zona envolvente da Avenida Miguel Torga, mas também à Serra das Minas, a Casais de Mem Martins e a uma parte de Mem Martins, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a realizar trabalhos com vista a arrancar com a exploração de um troço da conduta distribuidora de DN 600 mm, em ferro fundido dúctil, que tem como origem o reservatório apoiado das Mercês. Esta área é abastecida, atualmente, a partir do Reservatório da Rinchoa, equipamento que vai entrar em breve em obras de remodelação, no valor de 631 mil euros, por um prazo de 18 meses.
Embora a empreitada do Reservatório da Rinchoa esteja planeada de forma a manter o fornecimento de água à população, através de um faseamento muito rigoroso das obras, os SMAS de Sintra vão avançar com a exploração de um troço da conduta distribuidora de DN 600 mm a partir do reservatório apoiado das Mercês, que se assumirá como alternativa ao equipamento situado na freguesia de Rio de Mouro.
Para operacionalizar a aludida conduta, os SMAS de Sintra estão a realizar diversas intervenções, através de meios próprios dos serviços (administração direta), como a substituição de válvula de DN 600 mm e a reformulação de um conjunto de acessórios, incluindo a instalação de uma descarga e a colocação de ventosas, que constituem elementos essenciais ao funcionamento da rede de abastecimento de água. Os trabalhos contemplam, ainda, a ligação à conduta de DN 315 mm em PVC, culminando com a reposição de pavimentos. A intervenção estará concluída durante o mês de novembro.