Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram uma intervenção de prolongamento da rede de abastecimento de água na Estrada Octávio Pato, nas imediações da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (UCP), para darem resposta a um pedido de ramal de água de uma unidade industrial situada naquela artéria situada nos limites da Freguesia de Rio de Mouro e da União das Freguesias de Cacém e São Marcos.
A intervenção realizada deu resposta ao pedido de uma unidade industrial, mas permitirá abastecer futuras solicitações, numa zona em que se prevê um significativo desenvolvimento urbanístico por integrar o Campus e a Faculdade de Medicina da UCP. Aliás, recorde-se que o futuro loteamento abrange uma área de 70 hectares e, para acautelar as necessidades ao nível do abastecimento de água, já foi construída uma terceira célula no Reservatório do Casal do Cotão, que aumenta a capacidade de reserva em 5.000 m3 de água.
Na Estrada Octávio Pato, os SMAS de Sintra instalaram uma tubagem de diâmetro 110 mm, em PVC, com recurso a meios próprios (por administração direta). Este tipo de intervenções, pequenos prolongamentos ou remodelações da rede de abastecimento, são, aliás, uma das responsabilidades dos serviços que asseguram a exploração do sistema, no sentido de, por um lado, dar resposta às necessidades dos clientes e, por outro, efetuar a reparação de condutas em caso de ruturas, para reduzir as perdas de água.