Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão participar no SintrAmbiente’22 – Feira do Ambiente e da Sustentabilidade que vai decorrer, nos dias 27 e 28 de maio (sexta-feira e sábado), na Quinta da Ribafria. Através da dinamização de atividades lúdicas, este evento pretende sensibilizar para as questões ambientais e visa, ainda, assinalar por antecipação o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho). Os SMAS de Sintra vão proporcionar um conjunto de atividades de educação e sensibilização ambiental, para além de um roteiro à descoberta do património da Quinta da Ribafria (“A Ribafria e o Ciclo da Água”), numa visita guiada pelo historiador João Rodil, e um espetáculo musical itinerante, com a atuação do Projeto Bug.

Na sexta-feira, dia 27 de maio, os SMAS de Sintra vão proporcionar à comunidade educativa o contacto com as atividades “Jogo do Ambiente” e “SMAS e o Ambiente”, jogos lúdico-pedagógicos, em que são colocadas questões sobre temáticas ambientais. Destinado aos mais pequenos, estes jogos visam, de uma forma lúdica e pedagógica, estimular a proteção da natureza, abordando as valências dos SMAS de Sintra, com perguntas relacionadas com o ciclo urbano da água e dos resíduos, em relação a temáticas como a poupança de água, a importância da correta separação dos resíduos e o combate à deposição ilegal. “Há vida no charco” é outra das ações a decorrer na Quinta da Ribafria, permitindo um primeiro contacto com este tipo de ecossistema, através da visualização em laboratório de animais aquáticos, anfíbios e plantas aquáticas ou terrestres.

No sábado, o programa do SintrAmbiente será dedicado ao público em geral e às famílias em particular, com os SMAS de Sintra a agendarem três iniciativas ao longo do dia: Roteiro pela Quinta da Ribafria, guiado pelo historiador João Rodil (das 10h00 às 11h00); espetáculo musical itinerante, pelo Projeto Bug (das 11h30 às 12h30 e das 14h30 às 15h30); e demonstrações de voo de aves de rapina, pela empresa Falcões no Oeste (entre as 16h00 e as 17h00).

“A Ribafria e o Ciclo da Água” é o título do roteiro guiado pelo historiador João Rodil, que vai ter lugar a partir das 10h00, e que promete desvendar algumas histórias menos conhecidas da Quinta da Ribafria, uma das mais antigas de Sintra, construída no século XVI para morada da única família nobre inteiramente sintrense, os Ribafria. O palácio, um símbolo da arte renascentista, é um dos expoentes da quinta, que deslumbra, ainda, por todo o enquadramento, numa paisagem marcada por bosques e jardins, que fomentam a contemplação. Para desvendar neste roteiro, em especial, estará o ciclo de água que se divide por vários polos patrimoniais, como o tanque fronteiro ao palácio ou a cisterna.

Historiador João Rodil

“Para quem gosta de cantar, dançar, pular, rir e de música”, os SMAS de Sintra vão dinamizar um espetáculo musical itinerante com a atuação do Projeto Bug, um grupo de amigos que promete muita animação, que conjugam os instrumentos de sopro, cordas, teclas e as vozes, numa união rítmica cheia de energia. Não estamos perante uma banda ou um qualquer grupo musical de bons ou maus rapazes, como salientam na sua apresentação, mas antes “um ponto de encontro, um espetáculo de variedades, uma fonte de humor, um poço de alegria, um sentimento de partilha e, sobretudo, uma gargalhada de (a)braços. Para ver, ouvir e cantar entre as 11h30 e as 12h30 e das 14h30 às 15h30.

Projeto Bug

A partir das 16h00, terá lugar uma demonstração de voo de aves de rapina, pela empresa Falcões no Oeste, que procura sensibilizar o público para a importância destes animais no equilíbrio dos ecossistemas, mas que também constituirá um alerta para o risco de extinção que algumas espécies enfrentam devido a ameaças provocadas pela atividade humana. Ao longo de todo o dia, será promovida ainda a atividade “Há vida escondida no solo”, procurando sensibilizar para a importância da biodiversidade.

Falcões no Oeste

O evento vai servir, ainda, para a realização de ações de sensibilização para a recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) e sobre a valorização e reciclagem de têxteis e máscaras.

O SintrAmbiente’22 vai decorrer entre as 10h00 e as 18h00, sendo a sexta-feira dedicada à comunidade escolar e o sábado dirigido às famílias. Em simultâneo, a Quinta da Ribafria vai receber, entre 27 e 29 de maio, o 17.º Encontro de Alternativas, este ano subordinado ao tema “A vida é agora”, que vai dar a conhecer projetos em áreas como a saúde, a alimentação e a sustentabilidade.

Veja o PROGRAMA AQUI

Atualizado a 27/05/2022