Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estiveram presentes, esta terça-feira, dia 14 de junho, em mais um Roteiro Bio-cultural, desta vez na freguesia de Algueirão-Mem Martins. Após visita guiada à Ermida de Nossa Senhora das Mercês, que decorreu no passado dia 4, a iniciativa incluiu a dinamização de workshops, ateliês e jogos de cariz ambiental, destinados à comunidade escolar, tendo como palco a Escola Básica Visconde de Juromenha (Tapada das Mercês). Os SMAS participaram neste roteiro com o “Jogo do Ambiente”, que visa, de uma forma lúdica e pedagógica, estimular a proteção da natureza, com perguntas relacionadas com o ciclo urbano da água e dos resíduos, em relação a temáticas como a poupança de água, a importância da correta separação dos resíduos e o combate à deposição ilegal.
Dinamizados pela Câmara Municipal e com o apoio dos SMAS de Sintra, os Roteiros Bio-culturais estão a percorrer, ao longo do ano, as 11 freguesias/união de freguesias do concelho, permitindo contactar de perto com o património natural e histórico-cultural, através de uma visita guiada e da dinamização de atividades de natureza ambiental, tendo já decorrido em São Marcos, Casal de Cambra e na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.
A iniciativa realizada na Escola Básica Visconde de Juromenha inseriu-se, ainda, no âmbito das atividades do Dia Eco-Escolas, um programa que visa a dinamização de ações e reconhecer o trabalho dos estabelecimentos de ensino ao nível da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Recorde-se que Sintra é o concelho com maior número de Bandeiras Verdes, com um total de 59 em 2021.
No âmbito das respetivas iniciativas de educação e sensibilização ambiental, os SMAS de Sintra estiveram também, na passada sexta-feira, dia 9 de junho, na Escola Básica Visconde de Juromenha, com a dinamização do “Jogo do Ambiente”, que aborda as diferentes valências dos serviços (abastecimento de água, drenagem de águas residuais e recolha de resíduos urbanos), abrangendo um universo de cerca de 130 alunos.