Com a Vila de Sintra transformada num autêntico Reino de Natal, entre 1 e 23 de dezembro, também os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a assinalar a quadra natalícia com a dinamização de atividades de cariz ambiental, dirigidas a toda a família, mas particularmente aos mais pequenos. No palco do Reino de Natal, o Parque da Liberdade, os SMAS de Sintra promovem um conjunto de ações de educação e sensibilização ambiental, centrados, entre outros, nos eixos da Economia Circular e do ciclo urbano da água e resíduos. No arranque do evento, na passada quarta-feira, o principal destaque recaiu na construção de marionetas, através da reciclagem de materiais, projeto que voltará a estar em destaque nas manhãs deste sábado e domingo, entre as 11h00 e as 13h00.
Localizado na zona do antigo Pavilhão do Japão, o stand dos SMAS de Sintra vai proporcionar inúmeras atividades na área da educação e sensibilização ambiental, para alertar que, mesmo nesta quadra natalícia, o ambiente tem de estar sempre no centro das atenções. Para além de oficinas de transformação do desperdício em marionetas, o primeiro fim de semana do Reino de Natal vai ficar marcado pela “Compostagem da Avó Olinda” (sábado, entre as 14h30 e as 17h00), que vai sensibilizar os participantes para a importância de um consumo e hábitos saudáveis. Através de um pequeno teatro, duas personagens vão recriar técnicas base de compostagem, ensinando que, ao fazer-se uma simples sopa, os restos alimentares não cozinhados podem ser encaminhados para o compostor.
Durante o fim de semana, os SMAS de Sintra vão promover, ainda, pequenas atividades de natureza científica, denominadas de “Pega monstros” e “Circuitos elétricos”, sem esquecer o já clássico Jogo do Ambiente, que visa contribuir para um maior conhecimento sobre as questões ambientais, com especial destaque ao ciclo urbano da água e dos resíduos. No domingo, os mais pequenos serão presenteados com a possibilidade de efetuarem pinturas faciais sobre temáticas relacionadas com a poupança de água e a reciclagem.
Até ao próximo dia 23, são muitas as atividades de educação e sensibilização ambiental à disposição dos visitantes do Reino de Natal, como “Maleta Pedagógica-O Ciclo Urbano da Água” (dia 8, das 14h30 às 17h00), “Economia Circular, vamos reutilizar” (dia 9, das 10h00 às 13h00, dia 17, das 14h30 às 17h00, e dias 19, 21 e 23, das 17h00 às 19h00) e “Projeto Alguidar-Cristalina” (dia 11, das 14h30 às 17h00, e dia 17, das 10h00 às 13h00), para além da já aludida construção de marionetas através da reutilização de materiais (dias 8, 10, 12, 16, 18, 21, 22 e 23). Os visitantes poderão, ainda, criar decorações de Natal com canetas 3D (a partir de modelos já pré-desenhados), aprender noções básicas de eletricidade e circuitos elétricos (Eletrão Júnior) e plantar ervinhas (Relvinhas).
A entrada no Reino de Natal é gratuita, mas os visitantes são convidados a oferecer um bem alimentar não perecível, ou a entregar ração para animais ou mantas, num apelo solidário para que esta quadra seja vivida de outra forma por famílias desfavorecidas. O evento será palco, ainda, de sensibilização para o bem estar animal e para a adoção consciente, num espaço dinamizado pelo Gabinete Médico-Veterinário de Sintra e a Associação Animais de Rua.
No Parque da Liberdade, onde não faltam ainda fadas, duendes, bonecos de neve e renas, o Reino de Natal poderá ser visitado às quintas e sextas-feiras, das 9h00 às 17h00, aos sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 19h00, e entre 19 e 23 de dezembro, entre as 11h00 e as 19h00.
As atividades natalícias promovidas pelo Município de Sintra, que arrancaram na passada quarta-feira (1 de dezembro), abrangem, ainda, o Mercado de Natal, no Largo do Palácio da Vila, todos os dias das 10h00 às 19h00, e atividades no Newsmuseum.
Mais informações em reinodonatal.sintra.pt.