Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, entre os próximos dias 10 e 12 de outubro, em mais uma edição do Portugal Smart Cities Summit, que vai decorrer na Feira Internacional de Lisboa (FIL), entre as 10h00 e as 19h00. Com um stand em parceria com a Câmara Municipal, a participação dos SMAS de Sintra vai destacar os principais projetos em desenvolvimento nas respetivas áreas de atuação: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos.
Na área do abastecimento de água, os SMAS de Sintra vão destacar o seu programa de redução de perdas de água, que em 2022 alcançou o valor mais baixo de sempre, com 17,7%, mantendo uma trajetória de redução que iniciaram em 2014, então com 30,9%. Nesta área, o objetivo passa por reduzir as perdas físicas e comerciais de água para 15%, até ao final de 2025.
Também a reutilização de águas residuais tratadas, que assenta no Projeto Ecoágua, estará em destaque na participação dos SMAS de Sintra, evidenciando o reaproveitamento, desde 2005 e até junho de 2023, de 3.408.580 m3, correspondente a uma poupança de 1 milhão e 800 mil euros, em utilizações que não exigem água potável, como a limpeza de órgãos das ETAR, a desidratação mecânica de lamas, limpeza e desobstrução de coletores) e lavagem e higienização de contentores de recolha de resíduos, mas também usos externos, como a varrição e lavagem de arruamentos.
No âmbito da recolha e transporte de resíduos, para além do investimento na renovação de contentorização de superfície por enterrada em vários pontos do concelho, merecem particular evidência o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, e o Projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar-Ser Melhor pelo Ambiente!”.
Para além da exposição de municípios e entidades de várias áreas, o evento vai ser palco de um programa de conferências, que vão abordar os principais desafios que se colocam às cidades inteligentes, incluindo as inovações ao nível do setor da água, na conferência denominada “Acqualive: Smart Water-As TIC ao serviço do setor”. “Autarquias, Empresas e Cidadãos” é a conferência de abertura do certame, no dia 10, entre as 10h00 e as 13h00, que contará com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O programa de conferências, na quarta-feira, abordará outras temáticas como a “A Transição Energética e a Reindustrialização Sustentável da Economia Portuguesa”, a descarbonização do transporte urbano e a “Neutralidade Carbónica”, culminando com o tema das TIC ao serviço do sector da água. Nesta área, no dia 11, das 16h45 às 18h15, o debate contará com intervenções, além de especialistas nacionais, com representantes de cidade capital de região eslovaca, Bratislava.
“Inteligência Artificial aplicada às Smart Cities”, “O Digital ao Serviço da Saúde: da Telemedicina à Medicina ao Domicílio-Necessidades e Oportunidades a Nível Local” e “Cidades e Territórios Inteligentes” são os temas em apreciação no dia de encerramento do Portugal Smart Cities Summit, procurando, à semelhança das restantes conferências agendadas, desvendar caminhos em prol de cidades mais inteligentes e que, consequentemente, proporcionem uma melhor qualidade de vida às respetivas populações.