Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão presentes no Fim de Semana da Proteção Civil Municipal que decorre, até ao próximo domingo, na Praia das Maçãs. No arranque do evento, na manhã desta sexta-feira, os SMAS de Sintra assinalaram o Dia Mundial da Canalização (11 de março), como reconhecimento aos profissionais que asseguram a gestão e manutenção da rede de abastecimento de água e do sistema de drenagem de águas residuais.
Apesar das condições meteorológicas adversas, os SMAS de Sintra promoveram uma demonstração de atividades operacionais de instalação de ramais de abastecimento de água e contadores. Recorde-se que os SMAS de Sintra conquistaram, em novembro de 2023, os títulos de campeão e vice-campeão no Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, o Pipe Contest, na última edição do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que decorreu em Gondomar. Esta competição técnica com componente lúdica, que fomenta também a sã competitividade entre as entidades gestoras, consiste na montagem de um ramal, no mais curto espaço de tempo possível, a partir de uma conduta de distribuição, a funcionar sob uma determinada pressão.
Além da demonstração de instalação de ramais e contadores, que contou com a intervenção dos operacionais Cláudio Oliveira, Marco Martins, Fábio Nunes e António Soares, os SMAS de Sintra aproveitaram a iniciativa para apresentar em exposição uma das mais recentes viaturas de manutenção das redes de drenagem de águas residuais, um veículo 4×4, que dispõe de um sistema combinado que permite não só a desobstrução e limpeza de coletores, mas também a aspiração das caixas de visita de saneamento.
Tiveram lugar ainda atividades dinamizadas pelo Laboratório dos SMAS de Sintra, serviço que, no próximo ano, assinala o 40.º aniversário, e é responsável por assegurar o controlo de qualidade da água distribuída no concelho de Sintra.
Sábado e domingo, os SMAS de Sintra vão promover, ainda, um conjunto de atividades de educação e sensibilização ambiental, sobre a importância da água e a separação de resíduos, para além de fomentarem a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, incluindo, nesta área, a exposição de uma viatura de recolha exclusiva de restos alimentares. No domingo, entre as 16h00 e as 17h00, terá lugar uma demonstração de voo de aves de rapina.
A abertura do evento contou com a presença, entre outras individualidades, do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta; do vice-presidente Bruno Parreira, do vereador Domingos Quintas e do diretor-delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, para além de presidentes de uniões e de juntas de freguesia.