Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes no Festival Aqui ao Lado, que vai ter lugar entre sexta-feira e domingo, 15 a 17 de julho, no Parque da Quinta das Flores, em Massamá. Música, teatro, cinema, dança, workshops, exposições e artesanato são as propostas do evento promovido pela Narrativa Aleatória-Associação Cultural. A participação dos SMAS de Sintra vai contemplar a sensibilização para questões ambientais, nomeadamente na área dos resíduos, incentivando a deposição seletiva, incluindo os biorresíduos (resíduos alimentares), assim como a mudança de comportamentos em relação ao descarte na via pública de pontas de cigarro (beatas).
O incentivo à recolha seletiva de resíduos, nas suas diferentes valências (papel/cartão, vidro e plástico/metal), será uma das apostas do stand dos SMAS de Sintra. “Separe os seus resíduos. Faça disso um compromisso” é o desafio que será lançado ao público do festival. Oportunidade ainda para sensibilizar para a recolha gratuita de resíduos volumosos (“monos”) e “verdes”, que pode ser solicitada à respetiva junta de freguesia ou através da linha gratuita (800 210 020).
Em particular destaque estará a sensibilização para a recolha seletiva de resíduos alimentares, assente na Operação “Sintra e os Biorresíduos”, que, durante esta semana, foi alargada à União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, abrangendo um universo de mais 50 mil pessoas.
“Beatas de cigarro no chão, não!” é outro dos reptos dos SMAS de Sintra que, recorde-se, promovem o projeto “O que Cai ao Chão Cai ao Mar”, que alerta para os malefícios para o ambiente do abandono das pontas de cigarro na via pública. As beatas constituem um pequeno grande problema, já que, pela sua dimensão e leveza, acabam, muitas vezes, nas linhas de água, como ribeiras e rios, e muitas vezes no mar, provocando a sua contaminação e colocando em risco a vida marinha.
Com entrada livre, o Festival Aqui ao Lado vai para a sua 4.ª edição, assumindo-se como um palco para artistas de diferentes áreas, conferindo espaço para a apresentação de projetos artísticos em fase de criação e, por outro lado, criando a oportunidade de todos acederem a cultura. A temática do festival gira em torno da arte, da educação e da comunidade, sempre com uma preocupação ambiental. Segundo a organização, o desenvolvimento do espírito de comunidade, fraternidade e solidariedade são parte dos alicerces do evento. A iniciativa conta com o apoio institucional, além dos SMAS de Sintra, da Câmara Municipal de Sintra e da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.