Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) voltam a ocupar um lugar de destaque no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG 2023), que este ano decorre, entre 27 e 30 de novembro, no Multiusos de Gondomar. Com periodicidade bienal, o ENEG tem este ano, como tema geral, “Um Grito pela Água!”.
Promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), o ENEG volta a assumir-se como o principal fórum nacional do setor do abastecimento de água e saneamento, como revelam os números da última edição, realizada em 2021 em Vilamoura (Algarve), que contou com 1.000 participantes, 218 comunicações, 50 palestrantes e 82 expositores.
“Um Grito pela Água!”, o tema desta edição, ressalta da convicção de que “as entidades gestoras da água terão de estar preparadas para uma legislação mais atenta e uma regulação mais escrupulosa, para fenómenos climáticos extremos, para uma transição das fontes de água e energia, para o envelhecimento das infraestruturas e para lidar com consumidores cada vez mais exigentes”. Para a organização do ENEG, evento que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, “a gestão da água continua a não ser enquadrada como um problema que tarda em ser devidamente dirimido no país, onde se insiste nos grandes ângulos dos sucessivos problemas de seca, das ocorrências de inundações e dos focos de poluição, e se deixa de fora a discussão dos planos estratégicos e dos projetos estruturais”.
Além do debate em torno das questões que preocupam o setor, com uma intervenção inicial do subsecretário-geral das Nações Unidas, Jorge Moreira da Silva, o ENEG 2023 vai ser palco de mesas redondas com a participação de especialistas convidados que abordarão temáticas como “A adaptação às novas diretivas europeias”, “O equilíbrio do atual subfinanciamento do setor”, “A afirmação do setor na sociedade civil”, “A Economia Circular no combate à ameaça das alterações climáticas”, “A atratividade do setor nas diferentes gerações de profissionais” e “A gestão de ativos como catalisador da resiliência das infraestruturas”. “A eficiência dos sistemas – Um objetivo essencial para o setor e para o país” será outro tema em destaque, numa mesa redonda que contará com a intervenção do Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.
“A telemetria nos grandes clientes-Uma década de experiência”, “Gestão e manutenção de marcos de incêndio nos SMAS de Sintra”, “Museu da Água e Resíduos” e “Telegestão e a segurança de instalações” serão os temas apresentados por dirigentes e técnicos superiores dos SMAS de Sintra, no âmbito do espaço de comunicações do evento, que centrarão atenções na análise das questões prementes que dizem respeito ao setor.
O ENEG 2023 contará, ainda, com uma exposição dos mais recentes equipamentos, produtos e serviços relacionados com o abastecimento de água e saneamento, para além da entrega dos Prémios APDA-Tubos de Ouro 2023 que, pela 11.ª vez, vão distinguir os melhores no âmbito do desenvolvimento sustentável, comunicação do valor da água, interação com o cliente e projeto de inovação e desenvolvimento da indústria.
Para fomentar a competitividade saudável entre as entidades gestoras, o ENEG 2023 será palco de mais uma edição do Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, o Pipe Contest, uma iniciativa técnica com componente lúdica, tendo os SMAS de Sintra alcançado, em 2021, os 2.º e 5.º lugares na competição. Este ano, os SMAS de Sintra voltam a participar nesta iniciativa com duas equipas.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 195 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2023 e 2027, cerca de 74,3 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.