Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, entre 27 e 30 de julho, no evento “Belas em Festa”, uma iniciativa associada às comemorações religiosas em honra de Nossa Senhora da Misericórdia de Belas. Tendo como palco o Jardim das Oliveiras da Quinta Nova da Assunção, “Belas em Festa” vai reunir animação musical, artesanato e gastronomia. O Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos estará em destaque na participação dos SMAS de Sintra.
“Belas em Festa” arranca já esta quinta-feira, entre as 17h00 e a 00h30, com o ponto alto a residir, pelas 21h30, na atuação de Herman José. Matay (sexta-feira, 21h00), Alma Rock (sexta-feira, 23h00), Mara (sábado, 21h00), Chave D’Ouro (sábado, 23h00) e o Grupo Folclórico de Belas (domingo, 19h30) são as principais atrações da festa. Na vertente religiosa, para além das celebrações eucarísticas, o destaque recai na procissão pelas ruas de Belas, na tarde de domingo, a partir das 17h30.
O evento vai decorrer no Jardim das Oliveiras da Quinta Nova da Assunção, um conjunto arquitetónico que está diariamente aberto à fruição da população e compreende um palacete residencial, uma casa de fresco, lagos, fontes e estruturas de apoio ao jardim. Mandada edificar por José Maria da Silva Rego nos terrenos herdados do seu tio Gregório, comerciante que fez fortuna por terras brasileiras, a quinta foi inaugurada em 15 de agosto de 1863, dia de celebração de Nossa Senhora da Assunção e deveu o seu nome à esposa do proprietário, Maria da Assunção Vieira.
Para além da animação, “Belas em Festa” vai sensibilizar os visitantes para as questões ambientais e, no stand dos SMAS de Sintra (quinta e sexta-feira, das 17h30 às 21h30, e sábado e domingo, das 14h30 às 21h30), será possível aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que está implementado em todo o concelho desde outubro de 2022, antecipando as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha no início de 2024.
Para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.
Os clientes que aderirem ao sistema, que é totalmente gratuito, vão beneficiar de um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos, atribuído um mês após a adesão e que deverá ser renovado, de seis em seis meses, através do pedido de requisição de sacos, o que poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do número 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas instalações das juntas de freguesia.