Espetáculos, oficinas, jogos tradicionais, passeio botânico e filmes dão corpo ao cartaz da Festa das Marionetas que vai ter lugar, no próximo domingo, dia 5 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, na Casa da Marioneta de Sintra e no Jardim da Anta, em Agualva. Com entrada livre, o evento conta com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e, mais do que isso, com a dinamização de jogos para os mais pequenos e mais uma ação de sensibilização e adesão para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

A Festa das Marionetas é uma organização dos Valdevinos Teatro de Marionetas, que gerem a Casa das Marionetas de Sintra, situada no Jardim da Anta, os palcos desta 1.ª edição de um evento que irá promover o teatro de marionetas como uma forma de expressão artística para miúdos e graúdos, com vista a “celebrar e valorizar esta arte milenar”, proporcionando alegria e diversão para todas as idades. Mas, com as questões ambientais, cada vez mais, na agenda das preocupações mundiais, será conferida uma particular atenção ao contacto com a natureza e “compreender a importância do seu equilíbrio para a sobrevivência de todas as formas de vida”.

“Dá vida à Reciclagem” é uma das oficinas a dinamizar na Festa das Marionetas, pelo grupo anfitrião, em que as crianças serão desafiadas a criar as suas próprias marionetas com recurso a materiais reutilizados, com o objetivo de estimular a criatividade dos participantes, mas, acima de tudo, consciencializar para a importância da reciclagem e da redução do consumo de materiais. O cartaz contempla ainda a dinamização de jogos tradicionais baseados no Teatro Dom Roberto, mas com destaque para os espetáculos de teatro de marionetas: “O Som das Coisas” (teatro para bebés), pelos Valdevinos; Lentalenda (animação de rua), pelos Marimbondo; “Edmundo” (Teatro Lambe Lambe), por Telba Caratoña; e “O Menino de Todas as Cores”, por Cafinvenções. Pelas 17h30, a encerrar o evento, terá lugar um desfile de marionetas.

 

Os SMAS de Sintra vão dinamizar diversas atividades de educação e sensibilização ambiental, com destaque para a promoção da Economia Circular, sem esquecer as pinturas faciais, a cargo da Palhaça Patanisca, entre as 14h30 e as 17h30, que constitui sempre motivo para sensibilizar para as questões da preservação do Planeta. A participação dos SMAS de Sintra na Festa das Marionetas será aproveitada ainda para divulgação de projetos, como a Valorização e Reciclagem de Têxteis e ao nível da compostagem, sem esquecer, naturalmente, o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, em que será possível aderir e beneficiar do desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.

Ao longo do dia, o evento vai contar ainda com a promoção da adoção e sensibilização para o bem-estar animal, por iniciativa do Sítio dos Animais de Sintra. Pelas 16h00, tem lugar um passeio botânico de reconhecimento das espécies existentes no Jardim da Anta e uma oficina de plantas medicinais, em que será conferido destaque ao Dia da Mãe que se assinala nesse domingo, promovido pela especialista Fernanda Botelho e por iniciativa do Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética do município sintrense.

Programa da Festa das Marionetas em https://www.valdevinos.com/festa-das-marionetas

Atualizado a 30/04/2024