A comemorar 75 anos, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão presentes no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG 2021), a decorrer, entre 23 e 26 de novembro, em Vilamoura (Tivoli Marina Vilamoura-Centro de Congressos do Algarve). Com periodicidade bienal, o ENEG tem este ano, como tema geral, as “Dificuldades na Gestão da Água e a Emergência Climática: Mudanças Necessárias”.
Promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), o ENEG assume-se, cada vez mais, como o principal fórum nacional do setor do abastecimento de água e saneamento, como atestam os números da última edição, realizada em 2019 em Ílhavo (Aveiro), que contou com 900 participantes, 200 comunicações, 59 expositores e 22 encontros empresariais.
Além do grande debate em torno das dificuldades na gestão da água e a emergência climática, o ENEG 2021 vai ser palco de mesas redondas com a participação de especialistas convidados que, entre outras, abordarão temáticas como “O valor da água enquanto serviço público essencial”, “Circularidade, descarbonização e sustentabilidade como instrumentos para a criação de valor”, “Satisfação e experiência do cliente”, “A máquina do tempo-visão do setor em 2050” e “PENSAARP 2030-onde estamos e para onde vamos”. “Gestão e Valorização das pessoas: desafios e oportunidades” será outro tema em destaque, numa mesa redonda que contará com a intervenção do Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.
“Perdas de água-modelos e metodologias para resultados de excelência” estará também em debate no evento e será alvo de uma comunicação por parte dos SMAS de Sintra. “Eficiência do sistema de abastecimento de água em Sintra, redução das perdas e impacto na gestão” é o título da comunicação que irá destacar a estratégia e o investimento realizado, nos últimos cinco anos, que permitiu reduzir em 44% o volume das perdas de água. Em 2020, os SMAS de Sintra registaram um valor de água não faturada (incluindo as perdas físicas e comerciais) de 18,4%, o mais baixo de sempre, mantendo-se, pelo segundo ano consecutivo, abaixo dos 20%, o valor preconizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
O ENEG 2021 contará, ainda, com uma exposição dos mais recentes equipamentos, produtos e serviços relacionados com o abastecimento de água e saneamento, para além da entrega dos Prémios APDA-Tubos de Ouro 2021 que, pela décima vez, vão distinguir os melhores no âmbito da adaptação às alterações climáticas, comunicação do valor da água, serviço ao cliente, projeto de investigação e desenvolvimento e ação de sustentabilidade.
Para fomentar a competitividade saudável entre as entidades gestoras, o ENEG 2021 será palco ainda do Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, o Pipe Contest, uma iniciativa técnica com significativa componente lúdica, tendo os SMAS de Sintra alcançado, em 2019, os 2.º e 4.º lugares na competição. Este ano, os SMAS de Sintra voltam a participar com duas equipas nesta iniciativa.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.