Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes esta terça-feira, dia 4 de outubro, na 6.ª edição de “O Caminho da Inovação”, um evento organizado pela Águas do Tejo Atlântico (AdTA) dedicado à inovação no setor da água, que conjuga uma exposição por parte de entidades do setor e uma conferência com o objetivo de debater estratégias e soluções para a “água do futuro”. Este ano, o tema do evento, que vai decorrer na Fábrica de Água de Alcântara, será “Nós temos água+”, a denominação dada pela AdTA à água reciclada com qualidade para reutilização com várias finalidades, como a lavagem de ruas, rega de espaços verdes, uso agrícola ou industrial. Recorde-se que Sintra pretende assumir-se como um concelho de referência no reaproveitamento das águas residuais tratadas, já que, atualmente, reutiliza 6% do volume tratado nas 17 ETAR do concelho.

Fábrica de Água de Alcântara

Os SMAS de Sintra associaram-se a esta iniciativa da AdTA e contará com um stand no espaço de exposição que reunirá, para além de entidades gestoras, diversas instituições ligadas à investigação, que aproveitarão a ocasião para a apresentação de projetos inovadores. No stand dos SMAS de Sintra, estará em particular destaque o projeto “EcoÁgua”, desenvolvido desde 2005 e que já permitiu reutilizar 3 127 498 m3 de água residual tratada, o que se traduziu numa poupança, por não utilização de água de abastecimento, de 1 milhão e 632 mil euros. Esta água residual tratada tem sido utilizada na varrição urbana e lavagem de arruamentos, limpeza e desobstrução de coletores, limpeza de estruturas internas de ETAR e desidratação mecânica de lamas, assim como na rega de espaços verdes das unidades de tratamento.

A conferência “O Caminho da Inovação” contará, na sessão de encerramento, com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, para além do presidente do Conselho de Administração do Grupo Águas de Portugal, José Furtado, após a apresentação de desafios à inovação por parte do vice-presidente da AdTA, Hugo Pereira. Com a abertura a cargo de Alexandra Serra, presidente da AdTA, e de Carla Tavares, presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa e da Câmara Municipal da Amadora, destaque para a reflexão em torno dos caminhos da água no mundo, para a apresentação de casos de sucesso e, ainda, de projetos de inovação e Economia Circular.

Em relação a casos de sucesso, para além de projetos internacionais de Milão (Itália), Madrid (Espanha) e Occitânia (França), a conferência vai ser palco da apresentação do Estudo de Atitudes e Comportamentos face à Reutilização de Água Residual e do Plano Estratégico de Reutilização de Água de Lisboa, que implica a criação de uma rede de água reciclada, proveniente de três ETAR de Lisboa, com uma extensão de 55 quilómetros. Em Sintra, os SMAS também vão reforçar a reutilização da água residual tratada a partir da ETAR da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, no sentido de ser assegurada a rega dos espaços verdes do futuro Hospital de Proximidade de Sintra e do Parque Urbano da Cavaleira.

Atualizado a 03/10/2022