A Feira das Mercês está de regresso nos próximos dois fins de semana e, mais uma vez, o evento contará com a participação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Em destaque, estará o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, a menos de três meses da obrigatoriedade em todo o país, mas será possível ainda contactar com outros projetos dos SMAS de Sintra, como a Valorização e Reciclagem de Têxteis. A Feira Saloia de Sintra terá lugar de 13 a 15 e de 20 a 22 de outubro, no tradicional recinto, numa organização da Câmara de Sintra e das juntas de freguesia de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro. Animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato, divertimentos infantis e espetáculos variados são o cartaz da Feira das Mercês, que transporta os visitantes para o final do séc. XVIII, ocasião em que se assumiu como um principais eventos agrícolas da região de Lisboa.

Os SMAS de Sintra vão sensibilizar os visitantes da Feira das Mercês para as questões ambientais, com destaque para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, assumindo assim a sua corresponsabilidade na política ambiental do município de Sintra que tem por objetivo proteger e valorizar os recursos ambientais e humanos do território concelhio.

Em particular destaque estará, durantes os dois fins de semana, a divulgação da recolha seletiva de biorresíduos, Para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.

Os clientes que aderem ao sistema, que é totalmente gratuito, beneficiam de um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos, atribuído um mês após a adesão e que deverá ser renovado, de seis em seis meses, através do pedido de requisição de sacos, o que poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do número 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas juntas de freguesia.

A abertura da feira está agendada para esta sexta-feira (dia 13), às 17h30, com a atuação do Grupo de Bombos das Mercês, com a primeira noite reservada para a atuação de Quina Barreiros (pelas 22h00). No segundo dia, sábado, às 21h30, será a vez de Cláudia Martins & Minhotos Marotos. Ainda no sábado, às 16h00, atua a Banda Filarmónica Boa União Montelavarense. Na tarde de domingo do primeiro fim de semana da feira, a música estará a cargo do Grupo Farra Fanfarra (às 16h00) e dos “Sons da Terra” (às 17h30), com espaço ainda para apresentação de Teatro de Robertos pelo Fio d’Azeite (também às 17h30) Ao longo do evento, terão lugar vários momentos de animação etnográfica saloia, incluindo a recriação das aventuras amorosas preconizadas por rapazes e raparigas no chamado Muro do Derrete, com destaque ainda para um Bailarico Saloio (dia 15, às 18h30).

No arranque do segundo fim de semana da Feira das Mercês, a noite de sexta-feira, dia 20, pelas 21h30, tem agendada a atuação de Jorge Guerreiro. No sábado, destaque para a mostra etnográfica, com atuação de diversos ranchos folclóricos (a partir das 15h00), com a noite a cargo de Chave D’Ouro. No derradeiro dia, a partir das 15h00, terá lugar a vertente religiosa da feira, com a celebração de missa na Capela de Nossa Senhora das Mercês, seguindo-se a procissão, com o programa a incluir, ainda, Teatro de Robertos (17h30) e uma conferência alusiva ao 145.ª aniversário de nascimento de Francisco dos Santos, pelo historiador sintrense Júlio Cortez Fernandes.

 

Horário da Feira das Mercês:

Dias 13 e 20 (sexta-feira): 17h00 às 24h00

Dias 14 e 21 (sábado): 10h00 às 24h00

Dia 15 (domingo): 10h00 às 23h00

Dia 22 (domingo): 10h00 às 21h30

Atualizado a 20/11/2023