Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, este fim de semana (27 e 28 de maio), em mais uma edição da Feira da Saúde de Rio de Mouro e na Feira Solidária das Instituições, em Massamá. A divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos estará em destaque nos dois eventos, promovidos, respetivamente, pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro e pela União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

 

Sensibilizar a população para as temáticas dos cuidados de saúde primários é, mais uma vez, o objetivo da Feira da Saúde de Rio de Mouro, que vai ter lugar no Mercado Municipal no próximo sábado (27 de maio), entre as 10h00 e as 18h00, e que conta com o apoio dos SMAS de Sintra. O evento vai contar com a participação de diversas entidades ligadas ao setor, com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral para a necessidade da adoção de comportamentos saudáveis, assim como a aposta na prevenção ao nível dos cuidados de saúde. Rastreios visuais, de glicémia e tensão arterial, assim como a promoção da saúde oral, são algumas das iniciativas disponibilizadas à população, que poderá ainda efetuar avaliações nutricionais.

No stand dos SMAS de Sintra, será possível aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que está implementado em todo o concelho de Sintra desde outubro de 2022, antecipando as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha no início de 2024. Para concretizar esta recolha seletiva, recorde-se, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo (empresa intermunicipal de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra) e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas. Para além dos benefícios ambientais, com o desvio destes resíduos de encaminhamento para aterro, este sistema proporciona aos aderentes um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos dos SMAS de Sintra.

A adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos também vai ser possível, no domingo (dia 28 de maio), na Feira Solidária das Instituições, que vai decorrer (sábado e domingo) no Parque Urbano Salgueiro Maia, em Massamá, entre as 10h00 e as 19h00. Divulgar a atividade das associações e instituições da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão é o objetivo desta feira solidária, que arranca no sábado com a presença da banda Filarmoniartes, de Massamá, e da madrinha Ana Cardoso, professora e bailarina.

Nos dois dias da Feira Solidária das Instituições, será dinamizada ainda, pela Câmara Municipal de Sintra, a iniciativa SINTRA+ATIVA, com a possibilidade dos visitantes participarem em diversas atividades físicas e desportivas. Aulas de Pilates e Yoga e demonstrações de Dança, Zumba, Ballet e Capoeira são alguns dos eventos que constam do programa que, na tarde de domingo, pelas 15h30, contempla um passeio de bicicleta de pais e filhos, no âmbito do Plano Municipal de Promoção da Utilização da Bicicleta. Após Massamá, o SINTRA+ATIVA regressa ao terreno ao Parque Urbano da Serra das Minas (17 e 18 de junho), Parque da Bacia de Retenção de Algueirão (8 e 9 de julho) e ao Parque da Bela Vista, em Agualva (23 e 24 de setembro).

Atualizado a 09/06/2023