NOTÍCIASMAS é a nova folha informativa dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, que pode ser subscrita em www.smas-sintra.pt.

Após o lançamento do novo site, que aconteceu por ocasião do Dia Nacional da Água (1 de outubro), a folha informativa é mais um passo dos SMAS de Sintra para se aproximarem dos seus clientes, permitindo uma maior interatividade e um conhecimento mais aprofundado da atividade dos serviços.

Com mais de 190 mil clientes, os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora ao nível dos sistemas públicos municipais de distribuição de água, sendo responsáveis ainda pela drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos.

Nesta primeira folha informativa, relativa ao mês de janeiro, é destacada a intervenção de renovação de contentorização na Serra das Minas (Rio de Mouro), que representa um investimento de 450 mil euros e a instalação de 195 contentores, com a substituição de equipamentos de superfície por enterrados e que, gradualmente, vai ser concretizada em vários pontos do concelho.

Nos Investimentos SMAS, referência para as empreitadas de remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de água pluvial na Portela de Sintra (2 milhões de euros) e em Pero Pinheiro (210 mil euros), nas avenidas da Liberdade e 25 de Abril, para além da empreitada do subsistema de saneamento de Barreira, Funchal e São Miguel (União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem) que se encontra em fase de conclusão (1 milhão e 100 mil euros).

A estratégia de Sintra para os biorresíduos, que vai ser alargada em 2021 a mais 75 mil munícipes, é apresentada no domínio da Inovação e Sustentabilidade, que destaca ainda os 35 anos do laboratório dos SMAS de Sintra, responsável por assegurar o controlo da qualidade da água distribuída no concelho e que, atualmente, está acreditado para 63 métodos analíticos. Por outro lado, fica o registo de que SMAS de Sintra viram renovada a sua certificação do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho.

Os SMAS de Sintra vão lançar em breve, ainda durante o primeiro trimestre do corrente ano, uma aplicação móvel, um novo canal de comunicação com os seus clientes. Além de disponibilização de informação institucional e divulgação de notícias e avisos, a nova App apresenta uma área reservada a cada utilizador, que permite o acesso a faturas e o envio de leituras, a par do envio de notificações e alertas em tempo real, assim como a marcação de atendimento presencial e a consulta do estado do pedido de atendimento.

Com estes novos meios de interação digital com os seus clientes, os SMAS de Sintra querem consolidar a respetiva missão: “ser a marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência”.

Atualizado a 08/02/2021