Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a investir 8 milhões e 800 mil euros em Algueirão-Mem Martins. O plano de investimentos dos SMAS de Sintra foi apresentado durante a Presidência Aberta realizada na freguesia (que decorreu esta quinta-feira, dia 21 de julho), que contemplou a visita à empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água de Mem Martins, com origem no Reservatório de Ouressa, e uma ação de sensibilização no âmbito da Operação “Sintra e os Biorresíduos”, que expandiu a recolha seletiva de resíduos alimentares a áreas como a Tapada das Mercês e Casais de Mem Martins.
Os SMAS de Sintra têm em curso várias intervenções no âmbito das suas atribuições, no sentido de aumentar a eficiência dos sistemas de abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos, visando a prestação de um melhor serviço para a população da freguesia, que ascende a mais de 68 mil pessoas.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, destacou que “os SMAS de Sintra estão a desenvolver um conjunto de investimentos de renovação das infraestruturas, ao nível do abastecimento de água e do saneamento, mas também com uma forte aposta na renovação de contentorização, em intervenções articuladas com os serviços camarários no sentido de minimizar os impactos que decorrem da realização de obras”. Segundo o autarca, a freguesia de Algueirão-Mem Martins é um bom exemplo da “articulação entre serviços” em que a requalificação do espaço público é acompanhado da remodelação de infraestruturas.
Na área do abastecimento de água, as principais intervenções compreendem as empreitadas de remodelação da rede de abastecimento de água de Mem Martins, que representa um investimento de 1 milhão e 524 mil euros, e a renovação da rede do Algueirão, com o montante de 2 milhões e 950 mil euros, neste caso no âmbito de uma empreitada conjunta com a Câmara Municipal (valor global de 3 milhões e 560 mil euros) que inclui a execução de uma ciclovia entre Ouressa e a Igreja do Algueirão, numa distância de 2,8 quilómetros, que vai estabelecer a ligação entre as sedes dos agrupamentos de escolas Ferreira de Castro e Domingos Saraiva.
A articulação entre os serviços municipais, Câmara e SMAS de Sintra, está expressa ainda na requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, uma empreitada que ascende a 2 milhões e 345 mil euros, com os trabalhos de reabilitação da rede de distribuição de água, drenagem e tratamento de águas residuais e renovação da contentorização no valor de 436 mil euros.
A substituição de equipamentos de contentorização de superfície por enterrados, uma aposta estratégica dos SMAS de Sintra, vai representar um investimento superior a 2 milhões de euros, com a instalação de 234 contentores em Mem Martins, 170 no Algueirão e 227 na Tapada das Mercês.
Os SMAS de Sintra vão avançar ainda com a reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Cavaleira, um investimento superior a 1 milhão e 250 mil euros, e a requalificação da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, no valor de 610 mil euros, uma empreitada que vai beneficiar, além de Rio de Mouro e Serra das Minas, zonas das Mercês e de Mem Martins.
Além da apresentação do plano de investimentos, os SMAS de Sintra anunciaram, ainda durante a Presidência Aberta, a expansão da recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) à totalidade da freguesia de Algueirão-Mem Martins, envolvendo, assim, as zonas da Tapada das Mercês e de Casais de Mem Martins. Com esta expansão, concretizada através da realização de uma ação de sensibilização na estação da CP da Tapada das Mercês, o sistema de recolha de biorresíduos passa a abranger, nesta freguesia, um universo de mais de 68 mil pessoas, correspondentes a cerca de 31 mil alojamentos.