Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a proceder à instalação da rede de drenagem de águas residuais e ramais domiciliários elevatórios na Rua do Massapez, em Montelavar, com ligação ao coletor existente na Rua do Outeiro. Uma intervenção que representa um investimento de 20 mil euros e com conclusão prevista até ao final do corrente mês de outubro.
Os trabalhos na Rua do Massapez, a cargo dos SMAS de Sintra, inserem-se no âmbito da empreitada da Câmara Municipal (CMS) de reposição de pavimentos na Rua do Outeiro. Confinante com esta artéria, a Rua do Massapez não dispunha de rede pública de drenagem de águas residuais, sendo o tratamento assegurado por fossas sépticas.
Tendo em conta a empreitada da responsabilidade da CMS, e de forma a intervir de forma integrada e coordenada, os SMAS de Sintra decidiram avançar com a execução da rede pública de drenagem de águas residuais domésticas.
Atendendo a que a topografia da rua não permite a execução de um coletor gravítico, estão a ser instalados vários ramais elevatórios, com recurso a tubagem de Polipropileno Corrugado, com vista a permitir a ligação de cada moradia a uma caixa final que, por sua vez, canalizará o efluente de forma gravítica numa caixa a construir no coletor existente.
Recorde-se que, já este ano, os SMAS de Sintra promoveram, por administração direta (através dos respetivos serviços), a substituição integral da conduta de abastecimento de água que serve a Rua do Outeiro. Uma intervenção que visou garantir maior fiabilidade no abastecimento de água à localidade de Montelavar, por se tratar de uma conduta que já se apresentava no final da sua vida útil e com roturas frequentes, com consequentes danos no pavimento rodoviário, para além de motivar constantes perturbações na distribuição de água à população.