Além de São Pedro de Sintra, nos festejos que decorrem até domingo, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, nas noites desta sexta-feira e sábado (30 de junho e 1 de julho), na reta final do Festival do Petisco Saloio, que assinala ainda a dinamização da 10.ª edição da Marcha Popular do MTBA. Tendo como palco o pavilhão da coletividade que reúne as povoações de Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros, os SMAS de Sintra vão fomentar a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que, a par dos benefícios ambientais, atribui um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.

Os SMAS de Sintra vão marcar presença em horário noturno (sexta-feira e sábado, das 19h00 às 22h00), após a abertura do arraial, em que, à semelhança dos inúmeros eventos que decorrem um pouco por todo o concelho, não faltam os petiscos típicos dos santos populares, com destaque para a sardinha assada. A animação está também prometida, sexta-feira com as atuações da Banda TOP (22h00) e de Xana Carvalho (23h00) e sábado com o DJ Izzy Lopez, após a atuação, na véspera de São Pedro, da Marcha do MTBA, este ano subordinada ao tema “O Fado chegou ao MTBA”.

No local, será possível aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que está implementado em todo o concelho desde outubro de 2022, antecipando as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha no início de 2024.

Para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.

Os clientes que aderirem ao sistema, que é totalmente gratuito, vão beneficiar de um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos, atribuído um mês após a adesão e que deverá ser renovado, de seis em seis meses, através do pedido de requisição de sacos, o que poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do número 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas instalações das juntas de freguesia.

Atualizado a 20/11/2023