Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, nos próximos dois fins de semana (de 14 a 16 e de 21 a 23 de julho), nas “Noites no Parque”, um evento que reúne animação musical, artesanato e gastronomia no Parque 25 de Abril, em Monte Abraão. Promovidas pela União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, as “Noites no Parque” vão contar com um espaço próprio dos SMAS de Sintra que, à semelhança do que acontece em diversas iniciativas realizadas por todo o concelho de Sintra, fomentará a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

As “Noites no Parque” arrancam já esta sexta-feira, entre as 18h00 e a 01h00, com Mikaela e os Duo It como cabeças de cartaz. No sábado, a animação começa pelas 15h00, com o ponto alto reservado para a Alma Rock a partir das 21h30, com a noite de domingo a cargo de Ricardo Silva. “Ópera no Fado e no Cante” (dia 21, às 21h00), KP e Blacka (dia 22, às 21h30 e 23h00, respetivamente) e Vitor Ginja (dia 23, às 21h00) integram o cartaz do segundo fim de semana do evento.

Para além da animação, artesanato e gastronomia, as “Noites no Parque” vão sensibilizar os visitantes para as questões ambientais e, no stand dos SMAS de Sintra, será possível aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que está implementado em todo o concelho desde outubro de 2022, antecipando as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha no início de 2024.

Para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.

Os clientes que aderirem ao sistema, que é totalmente gratuito, vão beneficiar de um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos, atribuído um mês após a adesão e que deverá ser renovado, de seis em seis meses, através do pedido de requisição de sacos, o que poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do número 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas instalações das juntas de freguesia.

Atualizado a 11/09/2023