No Dia Mundial da Floresta, que se assinala esta terça-feira, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra promoveram a plantação de cinco carvalhos (Quercus Robur) no Parque Urbano 25 de Abril de 1974, numa iniciativa que contou com a presença de cerca de 90 alunos de escolas da freguesia. Em simultâneo com a plantação das árvores, os SMAS de Sintra dinamizaram uma ação de sensibilização, denominada de A-GIR (Água e Gestão Integrada de Resíduos), em que os participantes foram confrontados com a problemática da poluição nas diferentes componentes ambientais (água, ar e solo).

A atividade A-GIR procurou sensibilizar a comunidade educativa de Casal de Cambra que cuidar do planeta é uma missão de todos os cidadãos e, para isso, é importante compreender o que acontece com os resíduos que produzimos, para adotarmos medidas que contribuam para a redução da nossa pegada ecológica, assumindo o estatuto de agentes ativos na defesa do Planeta.

 

Neste Dia da Árvore, a parceria entre os SMAS de Sintra e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra traduziu-se pela plantação de cinco exemplares arbóreos, da espécie Quercus Robur, vulgarmente conhecidos por carvalhos europeus, uma árvore nativa do continente europeu, muito valorizada pela sua madeira de alta qualidade e durabilidade. Para além das crianças e jovens de Casal de Cambra, a plantação das árvores contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, Mário Santos, e do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.

Atualizado a 28/04/2023