Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a dinamizar atividades ambientais no âmbito do Sintra Portugal Pro, a mais antiga prova do Circuito Mundial de Bodyboard, que regressa às ondas da Praia Grande, entre esta segunda-feira e domingo (5 a 11 de setembro). Reunindo os melhores atletas da modalidade a nível mundial, oriundos de 20 países, o Sintra Portugal Pro vai na sua 26.ª edição e, para além da projeção internacional das ondas sintrenses, terá particular atenção às questões ambientais. Em pleno areal e na zona de estacionamento da praia, entre as 10h00 e as 17h00, os SMAS de Sintra apresentam jogos lúdico-pedagógicos e sensibilizam para temáticas como a recolha seletiva de resíduos alimentares e a poupança de água.
Destinados em particular ao público mais jovem, “SMAS e o Ambiente” e o “Jogo dos ODS” são as atividades a dinamizar no âmbito da participação dos SMAS de Sintra no Sintra Portugal Pro. “SMAS e o Ambiente” é um jogo lúdico, que aborda diversas questões relativas à adoção nas melhores práticas ambientais, nomeadamente a correta separação dos resíduos e em torno do ciclo urbano da água, a par do aprofundamento do conhecimento das atribuições dos SMAS de Sintra: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos. “Jogo dos ODS”, por sua vez, é um jogo de chão, em formato grande, que se centra na divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a agenda das Nações Unidas para 2030 para um futuro e um planeta mais sustentável.
A presença dos SMAS de Sintra vai sensibilizar, ainda, para temáticas como a recolha seletiva dos resíduos alimentares, que será uma realidade em todo o concelho de Sintra até ao final do primeiro trimestre de 2021, e para a poupança de água, numa altura em que o país atravessa um período de seca severa e extrema, que exige e impõe a adoção de medidas por cada um de nós. “Um minuto por dia, vamos fechar a torneira à seca” é o principal desafio de uma campanha de sensibilização lançada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Grupo Águas de Portugal, a que os SMAS de Sintra se associam, no sentido de alertar que uma torneira aberta, durante um minuto, pode gastar até 12 litros de água, o que representa um desperdício de 120 milhões de litros de água, o suficiente para garantir as necessidades diárias de 1 milhão de portugueses.
Contando com o apoio da Câmara de Sintra, o Sintra Portugal Pro 2022 vai consagrar os campeões mundiais das categorias Dropknee e Pro Júnior Womens e deverá reunir cerca de 150 atletas, entre eles vários campeões do mundo, oriundos de 20 países. Em 2021, no ano da comemoração da 25.ª edição da competição, foi consagrado o campeão mundial de Dropknee e a prova assumiu-se como a mais pontuada do ano no circuito feminino. Nas redes sociais, a organização já confirmou a presença de atletas como Iain Campbell, Tristan Roberts, Dave Hubbard, Tanner Mcdaniel, Joel Rodrigues, Uri Valadao, Pierre-Louis Costes, e Sari Ohhara, Teresa Padrela e Joana Schenker.