Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) concluíram a remodelação do coletor doméstico de drenagem de águas residuais no Casal da Cabeça, em Sintra, numa intervenção realizada por administração direta (através de meios próprios dos serviços). Estes trabalhos apresentaram alguma dificuldade de execução, dada a orografia do terreno, que dificultava o acesso de viaturas e máquinas, assim como a profundidade de instalação do coletor. Estas obras revelam-se essenciais para a melhoria do sistema de saneamento na Vila Património Mundial, em particular na zona da Quinta da Regaleira, que anteriormente já beneficiou de uma empreitada que dotou aquela área de rede de drenagem de águas residuais, para eliminar o recurso a fossas sépticas.

A necessidade da intervenção na propriedade do Casal da Cabeça, situada no Centro Histórico de Sintra, resultou do coletor doméstico se apresentar danificado em diversos pontos, por ainda ser em grés, já em final de vida útil. Com a intervenção agora realizada, que contemplou a a instalação de tubagem PVC de diâmetro 200 mm e execução das caixas de visita, está assegurado o correto encaminhamento das águas residuais domésticas que são drenadas ao longo da propriedade do Casal da Cabeça e do Caminho dos Castanhais.

Após a conclusão das obras de substituição do coletor, foi necessário proceder à identificação do ponto de ligação à rede pública de drenagem de águas residuais na Rua Entre Quintas, o que obrigou a várias intervenções como inspeções vídeo, identificação de tampas de caixas de visita por se encontrarem tapadas por pavimento betuminoso e desobstrução com viaturas de limpeza de coletores. Para a operacionalidade do coletor, foi necessário ainda a abertura de valas para nivelamento de tampas de visita e a reparação de um troço de tubagem em grés

Esta intervenção vai melhorar o sistema de saneamento na zona da Quinta da Regaleira que, anteriormente, foi alvo de uma empreitada que incluiu a instalação de coletores gravíticos na Estrada Nacional 375 e na Rua Trindade Coelho, com objetivo de melhorar a qualidade ambiental numa área sensível do centro histórico, visitado por milhares de turistas ao longo do ano, e onde se localizam diversos alojamentos turísticos.

Atualizado a 04/11/2024